Startup do Hub FUCAPE lança plataforma para melhorar destinação de resíduos sólidos

Já imaginou se os produtos tivessem valor por mais tempo e, após o uso, possuíssem diversas possibilidades de serem reaproveitados, podendo até gerar lucro? Essa é a finalidade da economia circular.

Ao invés de usar materiais e descarta-los, a economia circular propõe a criação de produtos que não percam o valor, podendo ser reutilizados, reformados, recuperados e reciclados. Os produtos passam por diversos ciclos, retornando para as cadeias de valores, mesmo após serem utilizados, gerando rendimentos para as empresas envolvidas no processo. 

Foi com o objetivo de fomentar essa e outras iniciativas sustentáveis que a Reverciclo, startup do Hub de Inovação da FUCAPE, acaba de lançar no mercado sua plataforma, a Comunidade MESA CIRCULAR. A plataforma é um ecossistema de negócios em economia circular que busca a solução para o problema dos resíduos sólidos no Brasil.

Whatsapp Image 2022 02 15 At 09.44.49 (2)

“Uma das missões da comunidade, é universalizar o acesso à economia circular, tornando-a a melhor alternativa financeira, e com tecnologias acessíveis. Esse é um dos primeiros passos para acabar com lixões e aterros sanitários no Brasil”, afirmou Robson Lacerda, sócio -fundador da Reverciclo.

Fazem parte desse ecossistema empresas, consultores ambientais, destinadoras, transportadores, sindicatos patronais e a própria Reverciclo. Ao se cadastrar na plataforma, esses agentes encontram, entre outras funcionalidades, um fórum para fazer perguntas e obter respostas de consultores sobre questões ambientais relacionadas ao seu negócio.

Solução sustentável que gera lucro

Atualmente, empresas que geram resíduos precisam pagar terceirizadas que levam esse material para serem descartados em aterros sanitários. Na Comunidade MESA CIRCULAR, o resíduo que gerava custo, vira oportunidade de negócio e ganha uma destinação mais circular, sendo adquirido por outras empresas que irão aproveitá-lo. 

Na plataforma, além do acesso ao fórum, os empresários podem fazer orçamentos e cadastrar os resíduos de sua empresa para venda.

“A adesão e permanência de todos na Comunidade é gratuita. Para os envolvidos, há geração de valor positivo, seja financeiro, seja em reputação em ESG*”, explicou Robson.

Para conhecer a plataforma e saber todas as vantagens específicas geradas para transportadoras, recicladoras e consultores acesse mesacircular.com.br

Patrícia Meireles 

Comunicação FUCAPE 

Comunicação Fucape

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

NOTA DE PESAR

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. Ernesto Rubens Gelbcke. Gelbcke realizou a aula inaugural do primeiro mestrado da Fucape, no ano 2000. Também foi

Skip to content