Após a publicação de um artigo da Fucape na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), a Prof.ª Flávia Rapozo e o Prof. Dr. Talles Brugni foram convidados pela Associação dos Comerciantes de Material de Construção da Bahia (Acomac – BA) para palestrarem sobre LGPD em uma live da associação, nesta terça-feira (12).
Com o tema “Os desafios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para micro, pequenas e médias empresa”, o artigo tecnológico desenvolvido pelos professores contou com uma entrevista com o CFO de um grupo da área de materiais de construção da Bahia, o que chamou a atenção do mercado.
“Recebemos com muita alegria o convite de participar da palestra. O intuito dos artigos tecnológicos é justamente atingir os empresários por meio de um texto que traga conteúdos mais práticos, voltados aos desafios diários das organizações. Ter esse reconhecimento no primeiro artigo tecnológico é muito importante para nós autores e para a instituição, e contribui para incentivar novas publicações”, afirma a prof.ª Flávia.
Segundo o Prof. Dr. Talles, os artigos tecnológicos não são comuns na área de negócios e é algo que a Fucape está tentando fomentar no país.
“Alguém da área entrar em contato conosco, em função da publicação de um artigo nosso, demonstra que temos uma avenida de oportunidades para aproximar a academia do mercado, pois há interesse deles nesses estudos. Foi o próprio mercado que veio até nós”, pontuou.
Em depoimento para a RBC, o Prof. Talles e o Diretor-presidente da Fucape, Valcemiro Nossa, falaram sobre a importância de transformar as discussões acadêmicas em soluções práticas, trabalho que têm sido desenvolvido pelos artigos da Fucape.
“Essas novas metodologias de comunicação entre a academia e o mercado, como é o caso do artigo tecnológico, avançam no sentido de trazer um produto por meio do qual se busca interagir com uma linguagem mais adequada às necessidades dos usuários”, explica Prof. Valcemiro.
A falta de base científica para os profissionais do mercado dificulta a compreensão das soluções propostas pela academia, questão que pode ser resolvida com a linguagem destes artigos.
“É de extrema importância que as discussões produzidas pela ciência sejam ‘traduzidas’ adequadamente para os empresários, e os manuscritos técnicos constituem uma excelente ferramenta para que estes empresários compreendam como resolver problemas reais dos seus negócios, com embasamento técnico”, finaliza Prof. Talles.
**Clique aqui e acesse o canal do Youtube da Acomac- BA, onde acontecerá a live.