Nova startup do Hub Fucape, Kuke oferece delivery de receitas e ingredientes frescos

Nova startup incubada no Hub Fucape, a Kuke é uma empresa de delivery de receitas, com produtos selecionados e ingredientes porcionados. O projeto nasceu para oferecer uma solução prática de preparo de comida fresca em casa.  A ideia de iniciar o negócio foi da Renata Ferretti, sócia da startup, por não saber cozinhar e querer comer uma comida mais gostosa e saudável.

Depois de estruturar a ideia, Renata fez uma viagem à Berlim, na Alemanha, onde visitou alguns modelos de negócio. Lá conheceu a Hello Fresh, benchmarking da Kuke (processo de avaliação da empresa em relação à concorrência), uma empresa focada em alimentação por mealkits*. Foi dali que surgiu a inspiração da startup.

DSC04321edit - Fucape Business School
Os clientes recebem os ingredientes em casa dentro da Kuke Box. Foto: Mariana Machado

Buscando se aprofundar no tema e entender o mercado de alimentação, a empreendedora fez um curso de “Natural Chef” na NOS Escola para gerar networking, entender tendências e se conectar com o problema que queria resolver. “Entendi que para comer minimamente melhor, eu precisava conhecer comida, cozinhar. Entendi que cozinhar está associado à comer e não separado como parece”, conta Renata.

O diferencial da Kuke em fornecer os ingredientes e ensinar receitas, ao invés de entregar o produto pronto, sacia os clientes com produtos de maior qualidade e mais frescos, e o principal: proporciona a experiência completa de cozinhar, preparar o próprio alimento. O usuário acessa o site, entra para o clube, seleciona a receita que deseja e recebe a Kuke Box em casa. É uma vivência de aprendizado e de conhecimento sobre comida que passa também a ser cultural.

Renata avalia que o investimento feito, as sinergias e benefícios criados pela Fucape, são úteis e relevantes para o impulsionamento das startups. “É uma oportunidade de conexão e networking, não apenas com outras startups. Essa troca entre o ensino e o mundo de negócios é muito valiosa para os dois lados. Achei a proposta do Hub excelente e, como a Fucape busca a excelência, eu me identifiquei. Admiro o trabalho, a qualidade e a eficiência do ensino e dos professores da Instituição. É ótimo fazer parte do Hub e contribuir”, declara.

Os objetivos futuros da Kuke são expandir as entregas para outras regiões do Brasil, além das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro onde a marca já tem um público, e testar novos formatos dentro do ramo alimentício. Os planos para a expansão do delivery em Vitória estão sendo estudados e devem se concretizar em breve.

*Mealkit é um serviço de assinatura – modelo de negócios de foodservice, em que uma empresa envia aos clientes ingredientes e receitas pré-porcionados e, às vezes, parcialmente preparados para cozinhar refeições caseiras.

Yan Damasceno

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Skip to content