EnglishPortugueseSpanish

Nova startup do Hub Fucape, Kuke oferece delivery de receitas e ingredientes frescos

Nova startup incubada no Hub Fucape, a Kuke é uma empresa de delivery de receitas, com produtos selecionados e ingredientes porcionados. O projeto nasceu para oferecer uma solução prática de preparo de comida fresca em casa.  A ideia de iniciar o negócio foi da Renata Ferretti, sócia da startup, por não saber cozinhar e querer comer uma comida mais gostosa e saudável.

Depois de estruturar a ideia, Renata fez uma viagem à Berlim, na Alemanha, onde visitou alguns modelos de negócio. Lá conheceu a Hello Fresh, benchmarking da Kuke (processo de avaliação da empresa em relação à concorrência), uma empresa focada em alimentação por mealkits*. Foi dali que surgiu a inspiração da startup.

Nova startup do Hub Fucape, Kuke oferece delivery de receitas e ingredientes frescos
Os clientes recebem os ingredientes em casa dentro da Kuke Box. Foto: Mariana Machado

Buscando se aprofundar no tema e entender o mercado de alimentação, a empreendedora fez um curso de “Natural Chef” na NOS Escola para gerar networking, entender tendências e se conectar com o problema que queria resolver. “Entendi que para comer minimamente melhor, eu precisava conhecer comida, cozinhar. Entendi que cozinhar está associado à comer e não separado como parece”, conta Renata.

O diferencial da Kuke em fornecer os ingredientes e ensinar receitas, ao invés de entregar o produto pronto, sacia os clientes com produtos de maior qualidade e mais frescos, e o principal: proporciona a experiência completa de cozinhar, preparar o próprio alimento. O usuário acessa o site, entra para o clube, seleciona a receita que deseja e recebe a Kuke Box em casa. É uma vivência de aprendizado e de conhecimento sobre comida que passa também a ser cultural.

Renata avalia que o investimento feito, as sinergias e benefícios criados pela Fucape, são úteis e relevantes para o impulsionamento das startups. “É uma oportunidade de conexão e networking, não apenas com outras startups. Essa troca entre o ensino e o mundo de negócios é muito valiosa para os dois lados. Achei a proposta do Hub excelente e, como a Fucape busca a excelência, eu me identifiquei. Admiro o trabalho, a qualidade e a eficiência do ensino e dos professores da Instituição. É ótimo fazer parte do Hub e contribuir”, declara.

Os objetivos futuros da Kuke são expandir as entregas para outras regiões do Brasil, além das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro onde a marca já tem um público, e testar novos formatos dentro do ramo alimentício. Os planos para a expansão do delivery em Vitória estão sendo estudados e devem se concretizar em breve.

*Mealkit é um serviço de assinatura – modelo de negócios de foodservice, em que uma empresa envia aos clientes ingredientes e receitas pré-porcionados e, às vezes, parcialmente preparados para cozinhar refeições caseiras.

Yan Damaceno

Estagiário de Comunicação

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

ESPÍRITO SANTO
Avenida Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória – ES, CEP: 29.075-505
Rio de Janeiro
R. da Assembleia, 100, 3º andar – Centro Rio de Janeiro /RJ – CEP: 20011-904
BRASÍLIA
Pátio Brasil Shopping – Asa Sul, Brasília – DF, 70740-610
MINAS GERAIS
Rua Leopoldina, 607 A, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-230
MARANHÃO
Av. dos Holandeses, 1166-1184 – São Marcos, São Luís – MA, 65071-380

Fucape Pesquisa e Ensino SA – 06.105.333/0001-61 | Fucape Fundação de Pesquisa e Ensino – 03.812.374/0001-08 | Instituto Fucape de Tecnologias Sociais – 20.317.623/0001-08

Skip to content