Notícias e Eventos


Hub FUCAPE participa do Innovation Experience em Santa Catarina

Publicação: 05/10/2021

O Hub FUCAPE foi um dos convidados para fazer parte da comitiva de instituições acadêmicas participantes do Innovation Experience em Santa Catarina, nos últimos dias 27 e 28 de setembro. O Diretor-Presidente, Valcemiro Nossa, e o Diretor Administrativo-Financeiro da FUCAPE, Richardson Moro, foram os representantes da instituição durante a visita.

Valcemiro Nossa, explicou que o convite foi feito pelo Base 27 - Hub Corporativo de Inovação do Espírito Santo - com o objetivo de observar o ecossistema empreendedor de Santa Catarina, promovendo a troca de conhecimento e trazendo inspiração para as instituições, por meio das boas práticas que estão sendo aplicadas em Florianópolis. 

“Foi muito interessante conhecer esse mundo. Visitamos aceleradoras, incubadoras e outras empresas ainda em fase de desenvolvimento da ideia. Foi bom ver a diversidade de metodologias que eles usam e, a partir disso, trazer alguma ideia do que podemos acrescentar ao nosso Hub de inovação”, afirmou Valcemiro.

O estado de Santa Catarina focou os investimentos em inovação nos últimos 35 anos, tornando-se uma região propícia para a criação e desenvolvimento de startups. “Nós visitamos uma série de instituições do ecossistema de inovação de Santa Catarina. Questões ambientais e a necessidade de desenvolvimento local, fez com que eles investissem em tecnologia, ao invés de investir em outras áreas, como a indústria, por exemplo”, ressaltou Richardson Moro.

Whatsapp Image 2021 09 28 At 10.11.21

A comitiva pôde conhecer e estreitar laços com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e com a Fundação de Amparo à pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

De acordo com o Observatório Acate, Santa Catarina fatura R$17,7 bilhões com tecnologia, o que equivale a 7% do faturamento total do setor de tecnologia do Brasil.

“O que percebemos lá é que as coisas só fazem sentido em conjunto. As instituições estão interligadas e conversam o tempo todo, uma ajudando a outra. E no entorno, os estudantes e empreendedores veem o sucesso das empresas e naturalmente se sentem motivados a tentar também. É um ciclo.  Sempre surge um novo negócio ou um novo empreendimento que tenta ser incubado nessas instituições e que depois vai ajudar essa mesma instituição com novas empresas incubadas”, finalizou Richardson.

Patrícia Meireles 

Comunicação FUCAPE