FUCAPE lança o primeiro Manual de Contabilidade aplicado às EFPC em conjunto com a Abrapp

A Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), a UniAbrapp (Universidade Corporativa da Previdência Complementar) e a Ancep (Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência) lançaram, em parceria com a FUCAPE, o primeiro Manual de Contabilidade aplicado às Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).  A obra foi oficialmente apresentada durante o 2º Fórum UniAbrapp e Ancep: Visão 360º da Contabilidade, no dia 20 de setembro. Participaram do evento o Diretor-Presidente da FUCAPE, Valcemiro Nossa, e o professor da FUCAPE, Aziz Xavier Beiruth.

Aberturaforumancepuniabrapp

A publicação começou a ser planejada há cerca de dois anos. “Em 2019, a Abrapp fez contato com a FUCAPE, com a proposta de fazer um manual de contabilidade focado em Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Nós tivemos um diálogo inicial e chegamos ao modelo. A FUCAPE foi a organizadora da parte acadêmica do livro e da elaboração de capítulos”, explicou o professor Aziz.

As EFPCs são organizações que administram fundos de pensões. A principal função é fazer o gerenciamento da previdência privada de funcionários de empresas. O Manual produzido pela Abrapp com a FUCAPE é um marco, por se tratar do primeiro material de referência para essas organizações. “Antes, essas entidades se norteavam basicamente por meio cartilhas e  pela legislação. Não existia um trabalho desses, feito de forma consolidada e única”, afirmou Aziz.

Hardcover Book Mockup

A obra possui 14 capítulos, 300 páginas e foram cerca de 20 profissionais envolvidos. Em entrevista para o portal da Abrapp, o Diretor-Presidente da Associação, Luís Ricardo Marcondes Martins, falou sobre a importância de ter tanto conhecimento sobre a área reunido em uma publicação mais robusta. “Esse será o grande salto da Previdência Complementar. Quanto mais cresce a Previdência Complementar Fechada no Brasil, mais importante serão os trabalhos voltados para a contabilidade”, declarou o diretor.  

Os envolvidos no projeto esperam que o Manual seja usado não só pelos profissionais, mas, em breve, pelos estudantes da área de contabilidade em sala de aula. “Objetivo disso é fornecer conhecimento para todos que estão envolvidos no ambiente acadêmico, sempre de forma bem prática. Isso que é interessante, oferecer conteúdo prático e aplicável à realidade dos setores de um segmento específico”, finalizou Aziz. 

**Clique aqui para fazer o download do Manual de Contabilidade aplicado às EFPC.

Patrícia Meireles

Comunicação FUCAPE

guilherme

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn