EnglishPortugueseSpanish

FUCAPE lança o primeiro Manual de Contabilidade aplicado às EFPC em conjunto com a Abrapp

A Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), a UniAbrapp (Universidade Corporativa da Previdência Complementar) e a Ancep (Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência) lançaram, em parceria com a FUCAPE, o primeiro Manual de Contabilidade aplicado às Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).  A obra foi oficialmente apresentada durante o 2º Fórum UniAbrapp e Ancep: Visão 360º da Contabilidade, no dia 20 de setembro. Participaram do evento o Diretor-Presidente da FUCAPE, Valcemiro Nossa, e o professor da FUCAPE, Aziz Xavier Beiruth.

Aberturaforumancepuniabrapp

A publicação começou a ser planejada há cerca de dois anos. “Em 2019, a Abrapp fez contato com a FUCAPE, com a proposta de fazer um manual de contabilidade focado em Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Nós tivemos um diálogo inicial e chegamos ao modelo. A FUCAPE foi a organizadora da parte acadêmica do livro e da elaboração de capítulos”, explicou o professor Aziz.

As EFPCs são organizações que administram fundos de pensões. A principal função é fazer o gerenciamento da previdência privada de funcionários de empresas. O Manual produzido pela Abrapp com a FUCAPE é um marco, por se tratar do primeiro material de referência para essas organizações. “Antes, essas entidades se norteavam basicamente por meio cartilhas e  pela legislação. Não existia um trabalho desses, feito de forma consolidada e única”, afirmou Aziz.

Hardcover Book Mockup

A obra possui 14 capítulos, 300 páginas e foram cerca de 20 profissionais envolvidos. Em entrevista para o portal da Abrapp, o Diretor-Presidente da Associação, Luís Ricardo Marcondes Martins, falou sobre a importância de ter tanto conhecimento sobre a área reunido em uma publicação mais robusta. “Esse será o grande salto da Previdência Complementar. Quanto mais cresce a Previdência Complementar Fechada no Brasil, mais importante serão os trabalhos voltados para a contabilidade”, declarou o diretor.  

Os envolvidos no projeto esperam que o Manual seja usado não só pelos profissionais, mas, em breve, pelos estudantes da área de contabilidade em sala de aula. “Objetivo disso é fornecer conhecimento para todos que estão envolvidos no ambiente acadêmico, sempre de forma bem prática. Isso que é interessante, oferecer conteúdo prático e aplicável à realidade dos setores de um segmento específico”, finalizou Aziz. 

**Clique aqui para fazer o download do Manual de Contabilidade aplicado às EFPC.

Patrícia Meireles

Comunicação FUCAPE

Comunicação Fucape

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

ESPÍRITO SANTO
Avenida Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória – ES, CEP: 29.075-505
Rio de Janeiro
R. da Assembleia, 100, 3º andar – Centro Rio de Janeiro /RJ – CEP: 20011-904
BRASÍLIA
Pátio Brasil Shopping – Asa Sul, Brasília – DF, 70740-610
MINAS GERAIS
Rua Leopoldina, 607 A, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-230
MARANHÃO
Av. dos Holandeses, 1166-1184 – São Marcos, São Luís – MA, 65071-380

Fucape Pesquisa e Ensino SA – 06.105.333/0001-61 | Fucape Fundação de Pesquisa e Ensino – 03.812.374/0001-08 | Instituto Fucape de Tecnologias Sociais – 20.317.623/0001-08

Skip to content