EnglishPortugueseSpanish

Hub FUCAPE participa do Innovation Experience em Santa Catarina

O Hub FUCAPE foi um dos convidados para fazer parte da comitiva de instituições acadêmicas participantes do Innovation Experience em Santa Catarina, nos últimos dias 27 e 28 de setembro. O Diretor-Presidente, Valcemiro Nossa, e o Diretor Administrativo-Financeiro da FUCAPE, Richardson Moro, foram os representantes da instituição durante a visita.

Valcemiro Nossa, explicou que o convite foi feito pelo Base 27 – Hub Corporativo de Inovação do Espírito Santo – com o objetivo de observar o ecossistema empreendedor de Santa Catarina, promovendo a troca de conhecimento e trazendo inspiração para as instituições, por meio das boas práticas que estão sendo aplicadas em Florianópolis. 

“Foi muito interessante conhecer esse mundo. Visitamos aceleradoras, incubadoras e outras empresas ainda em fase de desenvolvimento da ideia. Foi bom ver a diversidade de metodologias que eles usam e, a partir disso, trazer alguma ideia do que podemos acrescentar ao nosso Hub de inovação”, afirmou Valcemiro.

O estado de Santa Catarina focou os investimentos em inovação nos últimos 35 anos, tornando-se uma região propícia para a criação e desenvolvimento de startups. “Nós visitamos uma série de instituições do ecossistema de inovação de Santa Catarina. Questões ambientais e a necessidade de desenvolvimento local, fez com que eles investissem em tecnologia, ao invés de investir em outras áreas, como a indústria, por exemplo”, ressaltou Richardson Moro.

Whatsapp Image 2021 09 28 At 10.11.21

A comitiva pôde conhecer e estreitar laços com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e com a Fundação de Amparo à pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

De acordo com o Observatório Acate, Santa Catarina fatura R$17,7 bilhões com tecnologia, o que equivale a 7% do faturamento total do setor de tecnologia do Brasil.

“O que percebemos lá é que as coisas só fazem sentido em conjunto. As instituições estão interligadas e conversam o tempo todo, uma ajudando a outra. E no entorno, os estudantes e empreendedores veem o sucesso das empresas e naturalmente se sentem motivados a tentar também. É um ciclo.  Sempre surge um novo negócio ou um novo empreendimento que tenta ser incubado nessas instituições e que depois vai ajudar essa mesma instituição com novas empresas incubadas”, finalizou Richardson.

Patrícia Meireles 

Comunicação FUCAPE

Comunicação Fucape

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

ESPÍRITO SANTO
Avenida Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória – ES, CEP: 29.075-505
Rio de Janeiro
R. da Assembleia, 100, 3º andar – Centro Rio de Janeiro /RJ – CEP: 20011-904
BRASÍLIA
Pátio Brasil Shopping – Asa Sul, Brasília – DF, 70740-610
MINAS GERAIS
Rua Leopoldina, 607 A, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-230
MARANHÃO
Av. dos Holandeses, 1166-1184 – São Marcos, São Luís – MA, 65071-380

Fucape Pesquisa e Ensino SA – 06.105.333/0001-61 | Fucape Fundação de Pesquisa e Ensino – 03.812.374/0001-08 | Instituto Fucape de Tecnologias Sociais – 20.317.623/0001-08

Skip to content