Hub FUCAPE e startups se destacam no ESX – Espírito Santo Innovation Experience (Galeria de fotos)

Entre os dias 2 e 5 deste mês, aconteceu o ESX – Espírito Santo Innovation Experience, maior evento de inovação e empreendedorismo do estado, realizado pelo Sebrae, na Praça do Papa, em Vitória.

O estande da FUCAPE no evento trouxe como destaque o Hub de Inovação e algumas das startups que integram o espaço, como a Unit, Grupfy, Reverciclo e HealthCleverSolutions, criadora do aplicativo Prontual.

Durante os quatro dias de evento, o estande recebeu inúmeros visitantes interessados em saber mais sobre a FUCAPE, e conhecer os empreendedores do Hub. As startups também se destacaram em diversos ambientes da feira, comprovando o sucesso da participação do Hub na iniciativa.

“O ESX foi o primeiro evento com essas características que a Reverciclo participou. A experiência foi de muito valor. Além de fazermos networks importantes, a troca de ideias e experiências ajudou a tornar mais clara nossa proposta de valor”, afirmou Robson Lacerda, sócio da Reverciclo.

Startup da área de resíduos sólidos e economia circular, a Reverciclo tem como moonshot* acabar com os lixões e aterros sanitários do Brasil até 2030.

“Vamos criar uma espécie de Uber dos resíduos, otimizando sua destinação, ou mesmo possibilitando sua venda para outras empresas que o usarão como insumo. Assim, reduzir riscos e custos, ou até mesmo, gerar receita com resíduos para as empresas”, explicou Robson.

Dsc00064 Easy Resize.comEstande da FUCAPE no ESX 2021. Na foto, o Coordenador do Hub, professor Paulo Victor Novaes, junto com os empreendedores da Reverciclo e Prontual. 

O time da HealthCleverSolutions pôde apresentar aos participantes do ESX o aplicativo Prontual, que funciona como um prontuário pessoal, onde o usuário consegue reunir e acessar seus exames feitos em qualquer laboratório, de forma rápida e prática. 

“Foi uma experiência ímpar. Pudemos avaliar desde o entendimento das pessoas, à satisfação em relação ao app. Além disso, o network e as conexões também nos colocaram em um momento diferente ao que estávamos antes”, ressaltou a médica Andréa Saliba, founder da HealthCleverSolutios.

A fintech Unit teve um estande próprio no ambiente “Startups Capixabas”, e pôde apresentar seu pitch aos visitantes em um dos palcos do ESX. Já o co-fundador da Grupfy, Renzo Colnago, participou de dois painéis, como palestrante: “Como hackear o futuro? ” no Espaço Start, no sábado (04) e “Como Estabelecer Parcerias de Sucesso?” no Espaço Hackamusic, no domingo (05).

O evento foi gratuito e tinha como objetivo gerar oportunidades, promovendo o conhecimento e a inovação, com palestras de nomes que são referências na área, além de espaços para games, robótica, faculdades e universidades.

O Sebrae já confirmou uma segunda edição do ESX para 2022. Para a criadora do aplicativo Prontual, eventos como este irão ajudar o Espírito Santo a ter um ecossistema de inovação reconhecido nacionalmente.

“Acredito que o ES caminha a passos largos para o reconhecimento nacional. Temos que nos entender e estarmos juntos. Todos os hubs e ambientes de inovação, somando experiências e trocando aprendizado”, pontuou Andréa.

*moonshot: na linguagem da inovação, o Moonshot Thinking é uma forma de pensar dos empreendedores, elevando seus objetivos a um patamar inatingível, complexo e grande. O método, ao maximizar os desafios, obriga o inovador a pensar e buscar soluções “fora da caixa”.    

Ambientes ESX 2021 (Galeria)

Abaixo você confere alguns dos diferentes ambientes que puderam ser explorados pelos participantes do Espírito Santo Innovation Experience.

Dsc09914 Easy Resize.comPraça Sebrae, local onde os visitantes podiam relaxar nos puffs ou se se divertir nos balanços. 

Dsc00055 Easy Resize.comLetreiro ESX na entrada do evento.

Dsc00119 Easy Resize.comArena Games: visitantes tinham computadores potentes disponíveis para jogar.

Dsc09995 Easy Resize.comNa Arena Games ainda era possível experimentar jogos e diferentes ambientes em realidade aumentada. 

Dsc09966 Easy Resize.comEspaço Robótica. 

Dsc00129 Easy Resize.comHackamusic: artistas, músicos e compositores se uniram, com o desafio de criarem músicas originais e inéditas. 

Dsc09979 Easy Resize.comEstande da Unit no espaço “Startups Capixabas”. Na foto, Stefani Guimarãe, Head de Marketing da Unit e Bruno Meneguel, CEO da Unit. 

Dsc00177 Easy Resize.comEstande da Unit no espaço “Startups Capixabas”.

Dsc00111 Easy Resize.comPodcast Sebrae: espaço onde podcasts eram gravados e editados durante o evento.

Dsc00192 Easy Resize.comDiretor-Presidente da FUCAPE, Valcemiro Nossa, em visita ao estande.

Dsc00026 Easy Resize.comDiretor-presidente, Valcemiro Nossa, e professor Paulo Victor Novaes, coordenador de Graduação e do Hub FUCAPE.

Dsc00142 Easy Resize.comArena do Conhecimento e Inovação, principal espaço para realização de palestras no ESX.

Dsc00157 Easy Resize.comArena do Conhecimento e Inovação, principal espaço para realização de palestras no ESX.

Fotos: Patrícia Meireles e Mariana Machado.

Texto: Patrícia Meireles – Comunicação FUCAPE. 

 

 

 

 

 

 

guilherme

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn