Fucape elaborou análises e rankings do 26º Anuário IEL “200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo”

IMG 6039edit - Fucape Business School
A equipe Fucape esteve presente no 5º Fórum IEL de Gestão, para prestigiar o lançamento do Anuário IEL. Foto: Mariana Machado.

A Fucape foi a responsável pela elaboração dos rankings e análises da 26ª Edição do Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo. O anuário é uma das publicações mais importantes para o empresariado capixaba e foi lançado no último dia 20/10, durante a 5ª Edição do Fórum IEL de Gestão.

Segundo o Diretor-presidente da Fucape, Prof. Valcemiro Nossa, é a segunda vez que a escola de negócios participa da criação do anuário.

“A Fucape estar envolvida nesse projeto tem tudo a ver com o que nós fazemos. Nós somos referência em pesquisas e desenvolvermos um trabalho com dados reais de empresas, com a possibilidade de envolvermos diretamente professores e alunos, coroa nossa visão de fundir academia e mercado. Temos intenção de continuar com essa parceria com o IEL no futuro”, ressalta.  

Este ano, a publicação fez mais de 6.500 contatos e analisou dados de mais de 300 empresas e grupos empresariais do Espírito Santo. Segundo o IEL, esta é a edição com o maior número de balanços com demonstrações contábeis já feita até hoje. O anuário consagrou a Petrobras UN-ES como Maior Empresa e Maior Indústria do estado.

“A Equipe da Fucape foi responsável por parte da coleta dos dados, consolidação das informações e elaboração dos rankings, além das análises de cada ranking. Primeiramente, nos empenhamos em buscar demonstrações financeiras das empresas em quaisquer meios disponíveis, como o Diário Oficial do Estado, a Central de Balanços e jornais de todo o Estado. Paralelo a isso, o IEL disparou um questionário diretamente para algumas empresas participarem da pesquisa. Ao todo foram coletados perto de 300 balanços, um avanço em relação aos anos anteriores”, afirma Octávio Locatelli, Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Fucape e responsável por coordenar a pesquisa.

Foram analisados os segmentos da indústria, serviços, comércio e agronegócio. A indústria foi a que apresentou o maior ROL, com R$99 bilhões, representando cerca de 59% das 200 maiores empresas. Segundo Octávio, a segunda parte da produção da publicação envolveu a consolidação dos dados coletados, cálculo dos indicadores utilizados e elaboração dos rankings, que foram desenvolvidos utilizando técnicas de BI.

“Por fim, foram desenvolvidas as análises sobre os rankings elaborados, levando em consideração cada setor, fazendo comparativos e destacando pontos importantes para tornar o Anuário uma fonte relevante para tomadas de decisões no ambiente capixaba. Vale ressaltar que todo o processo foi acompanhado e enriquecido com a Equipe do IEL”, detalha o doutorando.

A equipe

A equipe da Fucape destinada para a produção o Anuário contou com alunos da graduação ao doutorado e colaboradores do administrativo, que participaram de todas as etapas do processo:

Ana Cecília de Paiva Holz (Coleta de dados e Análises)

Ariane Batista (Coleta de dados e Análises)

Davi Gomes Tatagiba (Coleta de dados e Análises)

Diego Campana Fiorot (Análises)

Diogo Tomas Monteiro de Oliveira (Consolidação e BI)

Evandro Scardini Correia (Análises)

Felipe Ângelo dos Santos (Análises)

Gustavo Sily Belloni (Coleta de dados e Análises)

João Pedro Zucoloto Xavier (Coleta de dados e Análises)

Karen Zenólia Rocha Rangel (Análises)

Maria Cristina Martins Cezar (Análises)

Renan Rodrigues Ciqueira (Coleta de dados)

Suelen Loyola (Coleta de dados e Análises)

Talles Gobetti Travesani (Coleta de dados)

Os indicadores

O ranking levou com consideração 15 indicadores econômico-financeiros, para avaliar o desempenho das empresas no ano de 2021:

Receita operacional líquida;

Variação da receita operacional líquida;

Receita operacional bruta;

Variação da receita operacional bruta;

Ebitda;

Variação do Ebitda;

Resultado líquido do exercício;

Variação do lucro líquido do exercício;

Patrimônio Líquido;

Rentabilidade das vendas (ROE);

Rentabilidade do patrimônio líquido (margem líquida);

Liquidez corrente;

Endividamento geral;

Endividamento de longo prazo;

Empregados no Espírito Santo.

Ao longo do Anuário, é possível encontrar as análises produzidas pela Fucape, divididas por setores e indicadores.

“As análises apresentam comparativos com o ano anterior e dados gerais disponíveis. A elaboração das análises demorou em torno de um mês, enquanto todo o processo durou em torno de três meses e meio, entre coleta, consolidação, análise e revisões”, detalha Octávio.

5ª Edição do Fórum IEL de Gestão

O lançamento da 26ª Edição do Anuário IEL foi durante o 5º Fórum IEL de Gestão, o maior evento empresarial do Espírito Santo, que aconteceu no dia 20/10, no Ilha Buffet, em Vitória. O evento reuniu alguns dos maiores nomes do empresariado capixaba e nacional, e teve como tema “A longevidade e a governança da inovação”.

O fórum contou com uma série de painéis sobre inovação, tecnologia, diversidade e gestão de pessoas. A palestra magna ficou por conta do CEO do Rock In Rio, Luis Justo, que dividiu com os convidados um pouco da sua vivência produzindo um dos maiores festivais de música do mundo.

IMG 6011 - Fucape Business School
O CEO do Rock In Rio, Luis Justo, conversou com os empresários sobre como proporcionar experiências valiosas para os clientes. Foto: Mariana Machado.

Startup do Hub Fucape entre as melhores empresas para se trabalhar

Um dos pontos principais do evento, foi a divulgação do ranking Great Place to Work (GPTW), com as 15 melhores empresas para se trabalhar no estado.

Na categoria empresas de pequeno porte (até 99 funcionários), a startup do Hub Fucape, Kaizen Inteligência Comercial, ficou em 3ª lugar entre as melhores empresas. Outras ganhadoras da categoria foram Embracon, Sistema OCB-ES, Prosperi, Rhopen e Inflor.

Clique aqui e acesse a versão digital do Anuário IEL 200 Maiores e Melhores Empresas do Espírito Santo – 2022!

**Com informações de Natália Magalhães e Anuário IEL.

Patrícia Meireles

Comunicação Fucape

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn