Entre os dias 4 e 7 de setembro de 2024, a Fucape Business School sediará a sexta edição do Congresso Latino-Americano de Marketing Social, na unidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Organizado pela International Association on Public and Nonprofit Marketing (IAPNM) em parceria com a Escola de Negócios, o evento reunirá renomados pesquisadores e profissionais para discutir o papel das pessoas na promoção de mudanças sociais.
Com o tema O papel das pessoas no Marketing Social, o congresso terá a programação mesclada entre mesa redonda, palestras e sessões de apresentações dos artigos aprovados para o evento. “Essa temática é muito importante para toda a América Latina, por conta da quantidade de demandas sociais que cada um desses países em desenvolvimento enfrenta. Os estudos na área contribuem para a resolução dessas questões e, claro, para uma mudança de comportamento geral”, destaca o Prof. Dr. Emerson Mainardes, que é um dos coordenadores gerais.
Com uma programação abrangente e relevante, o congresso promete ser um espaço fundamental para a troca de conhecimento e experiências na área de marketing social. A palestra de abertura será “Redes Sociales y Marketing Social: Rompiendo Paradigmas en la Lucha contra el Crimen Organizado em Latinoamérica” com o peruano Luis Ortigueira.
No segundo dia, a palestra será ministrada pela mexicana Edith Patricia Borboa Álvarez sob o tema “Desafiando Estereotipos: Las fortalezas que impulsan a las mujeres universitarias en el mundo empresarial”. A programação também inclui jantar de encerramento, momento de premiações e, como atividade opcional, uma visita a pontos turísticos de Belo Horizonte e ao Instituto Inhotim.
No formato híbrido, as apresentações dos artigos aprovados para o evento serão realizadas em três línguas diferentes: português, inglês e espanhol. Os painéis apresentados em espanhol serão traduzidos para o inglês, e os que serão discutidos na língua inglesa terá tradução para o português brasileiro.
Segundo o coordenador da unidade mineira e Prof. Dr. Roberto Fully, que também é coordenador geral do evento, o papel social do ser humano dentro das organizações vai além de uma simples relação empregatícia. “Ao trazer um congresso dedicado a essa temática para Minas Gerais, um estado reconhecido pela sua relevância econômica e pelo vigoroso terceiro setor presente, a Fucape demonstra seu compromisso com a inovação e o progresso social. É uma oportunidade única para profissionais e estudantes se atualizarem e se inspirarem, promovendo assim um impacto positivo em suas comunidades e organizações”, afirma Fully.
O comitê científico que está responsável pela avaliação dos trabalhos submetidos é composto por profissionais do Brasil e de diversos países da América Latina, incluindo Espanha, México, Portugal, Venezuela, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru e Equador. Além de participarem do comitê científico, o Prof. Dr. Vitor Azzari, a Prof.ª Dr.ª Lara Sepulcri e a Prof.ª Ma. Rubia Bottacine, que são do corpo docente da Fucape, também estão entre a comissão organizadora com professores de outras instituições.
Confira os tópicos a serem abordados no evento:
Cocriação de valor em organizações sem fins lucrativos; |
Comportamento de doadores/patrocinadores das organizações sem fins lucrativos; |
Comportamento dos clientes/beneficiários das organizações sem fins lucrativos; |
Consumo responsável, Mineração sustentável; |
Desenvolvimento sustentável e stakeholders; |
Economia circular, Economia Social e solidária, Economia verde; |
Ética nos negócios; |
Gestão de organizações sem fins lucrativos, Empresas com propósito social, Empresas B; Gestão do voluntariado, Quarto setor, Ecossistemas responsáveis; |
Inovação e empreendedorismo social, Negócios inclusivos; |
Inteligência artificial; |
Marketing de causas sociais (cause-related marketing) |
Marketing em cooperativas e associações empresariais; |
Marketing social em organizações públicas e/ou privadas, Marketing verde; |
Perspectivas de marketing em organizações sociais; |
Relações entre serviços públicos e terceiro setor, Marketing público; |
Responsabilidade social corporativa, Alianças intersetoriais e colaborações públicas-privadas; |
Marketing social e saúde coletiva; Turismo sustentável; |
Outros tópicos relacionados. |
Confira as datas importantes
11/03/2024 – Abertura das submissões30/06/2024 – Encerramento das submissões PRORROGAÇÃO: 15/07/2024
20/07/2024 – Divulgação dos resultados
01/06 a 10/08/2024 – Período de inscrições
14/08/2024 – Divulgação da programação detalhada
04 a 07/09/2024 – Realização do evento
Saiba mais no site do IV Congresso Latino-Americano de Marketing Social.
Trajetória de sucesso: em 2015, a Fucape sediou a edição global
A 14ª edição do IAPNM Congress ocorreu na sede da Fucape Business School, em 2015, e reuniu pesquisadores do mundo inteiro, sendo 15 países diferentes, com tradução simultânea.
Já o evento de seção latino-americana, que ocorre anualmente de maneira itinerante, teve a primeira edição em formato presencial na Argentina, em 2019, e contou com o apoio de vinte colaboradores da Fucape. A 2ª edição ocorreu durante a pandemia no Uruguai, no formato online. A 3ª seguiu o mesmo formato, mas foi sediada na Venezuela. A partir da 4ª edição, no ano de 2022, o evento ofereceu a possibilidade de participar de modo híbrido e foi sediado no Peru. A 5ª edição foi na Colômbia. O Congresso Latino-Americano de Marketing Social se realiza pela primeira vez no Brasil, sendo a sexta edição.