Congresso internacional em BH discutiu marketing social 

Matéria e fotos: João Marcos Veiga

Belo Horizonte recebeu entre os dias 4 e 7 de setembro a sexta edição do Congresso Latino-Americano de Marketing Social. O evento foi promovido pela Fucape Business School em sua primeira edição no Brasil. Ao longo de três dias de programação, foram apresentados mais de 50 trabalhos científicos por pesquisadores de diversas partes do mundo e palestras com especialistas nacionais e estrangeiros. 

O encontro anual é organizado pela seção latino-americana da IAPNM (International Association on Public and Nonprofit Marketing) em formato híbrido. Depois de passar pela Argentina, Uruguai, Venezuela, Peru e Colômbia, o Brasil assumiu a edição 2024 do evento evidenciando a amplitude das contribuições do marketing social em diálogo com diversas áreas a partir da temática “o papel das pessoas no marketing social”. 

Na capital mineira, o evento contou com o apoio da Faculdade de Enfermagem da UFMG, que sediou as atividades no seu campus – a abertura foi realizada na sede da OAB-MG. No encerramento, após premiações de trabalhos, o público acompanhou a apresentação do México, localidade que receberá a sétima edição em 2025. 

A abertura do evento contou com a participação remota de Helena Alves (Universidade de Beira – Portugal), vice-presidente da IAPNM, enaltecendo os 23 anos da associação internacional. Também de forma remota, o presidente da Fucape, Valcemiro Nossa, deu as boas-vindas aos participantes.  

mkt social - Fucape Business School

.

Marketing social pelo mundo e troca entre pesquisadores 

O público inscrito no evento acompanhou de forma presencial e remota mesas e conferências com destacados pesquisadores, versando sobre temas como marketing social na América Latina (Cássia Rita Pereira da Veiga – UFMG) e a experiência do “Consultório na Rua”, iniciativa de saúde pública exposta ali por Priscila Fraga (FIOCRUZ) e Thais Souza (Prefeitura de Belo Horizonte).
 
Emerson Mainardes, coordenador geral, destaca que os trabalhos apresentados por pesquisadores das cinco regiões do Brasil e de países como Espanha, Hungria, Índia, Paquistão e de toda América Latina mostram as diversas vertentes do marketing social, da saúde e mudança de comportamentos ao empreendedorismo e promoção, questões de gênero e segurança pública.
 

mkt social 1 - Fucape Business School
Foto: João Marcos Veiga


VI Congresso Latino-Americano de Marketing Social – Trabalhos Premiados 

PORTUGUÊS: Análise das campanhas de marketing social em prol da guarda responsável e adoção de animais de estimação: estudo em BH e RMBH 
Autores: Wellington Cunha, Caissa Veloso e Sousa e Jersone Tasso Moreira Silva 
INGLÊS: Brick-and-mortar retail proactive stance and attractive neighborhoods: the mediating role of residents well-being perceptions 
Autores: Arthur França Sarcinelli e Delane Botelho
ESPANHOL: Factores personales positivos de bienestar, felicidad y responsabilidad social en trabajadores del sector turístico 
Autores: Oscar Ernesto Hernández Ponce, María Fernanda Durón Ramos, Edith Patricia Barbosa Álvarez e Javier Saucedo Monarque 

Camilla Lemos

Comunicação Fucape

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn