Matéria e fotos: João Marcos Veiga
Belo Horizonte recebeu entre os dias 4 e 7 de setembro a sexta edição do Congresso Latino-Americano de Marketing Social. O evento foi promovido pela Fucape Business School em sua primeira edição no Brasil. Ao longo de três dias de programação, foram apresentados mais de 50 trabalhos científicos por pesquisadores de diversas partes do mundo e palestras com especialistas nacionais e estrangeiros.
O encontro anual é organizado pela seção latino-americana da IAPNM (International Association on Public and Nonprofit Marketing) em formato híbrido. Depois de passar pela Argentina, Uruguai, Venezuela, Peru e Colômbia, o Brasil assumiu a edição 2024 do evento evidenciando a amplitude das contribuições do marketing social em diálogo com diversas áreas a partir da temática “o papel das pessoas no marketing social”.
Na capital mineira, o evento contou com o apoio da Faculdade de Enfermagem da UFMG, que sediou as atividades no seu campus – a abertura foi realizada na sede da OAB-MG. No encerramento, após premiações de trabalhos, o público acompanhou a apresentação do México, localidade que receberá a sétima edição em 2025.
A abertura do evento contou com a participação remota de Helena Alves (Universidade de Beira – Portugal), vice-presidente da IAPNM, enaltecendo os 23 anos da associação internacional. Também de forma remota, o presidente da Fucape, Valcemiro Nossa, deu as boas-vindas aos participantes.
Na mesa solene – tendo Roberto Pimentel Fully como co-organizador e mestre de cerimônias –, a diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, Sônia Soares, lembrou que o encontro se alinha ao compromisso da universidade e da escola, ao longo de mais de nove décadas, em prol da formação e pesquisa, servindo e gerando aprendizado constante. Por sua vez, Maurício Pereira de Jesus, presidente do Sindicato dos Administradores de Minas Gerais, que representa mais de 5 mil associados no estado, pontuou a importância do encontro e dos profissionais da área.
Em sua fala, o coordenador geral do congresso, Emerson Mainardes, explicou que o marketing social vai muito além de ações de promoção e desenvolvimento, transformando comportamentos, pessoas e a própria sociedade a partir de princípios éticos. “E este evento nos dá a possibilidade de conhecer iniciativas do tipo em toda a América Latina e em diferentes partes do mundo”, convidou o pesquisador e professor da Fucape. Além de Mainardes e Fully, a equipe organizadora do congresso contou com os seguintes professores doutores: Lara Sepulcri, Rubia Bottacine e Vitor Azzari, pela Fucape Business School, Lucilaine Maria Pascuci (UFES), Claudimar Pereira da Veiga (Fundação Dom Cabral) e Cássia Rita Pereira da Veiga (UFMG).
.
Marketing social pelo mundo e troca entre pesquisadores
O público inscrito no evento acompanhou de forma presencial e remota mesas e conferências com destacados pesquisadores, versando sobre temas como marketing social na América Latina (Cássia Rita Pereira da Veiga – UFMG) e a experiência do “Consultório na Rua”, iniciativa de saúde pública exposta ali por Priscila Fraga (FIOCRUZ) e Thais Souza (Prefeitura de Belo Horizonte).
Emerson Mainardes, coordenador geral, destaca que os trabalhos apresentados por pesquisadores das cinco regiões do Brasil e de países como Espanha, Hungria, Índia, Paquistão e de toda América Latina mostram as diversas vertentes do marketing social, da saúde e mudança de comportamentos ao empreendedorismo e promoção, questões de gênero e segurança pública.
VI Congresso Latino-Americano de Marketing Social – Trabalhos Premiados
PORTUGUÊS: Análise das campanhas de marketing social em prol da guarda responsável e adoção de animais de estimação: estudo em BH e RMBH |
Autores: Wellington Cunha, Caissa Veloso e Sousa e Jersone Tasso Moreira Silva |
INGLÊS: Brick-and-mortar retail proactive stance and attractive neighborhoods: the mediating role of residents well-being perceptions |
Autores: Arthur França Sarcinelli e Delane Botelho |
ESPANHOL: Factores personales positivos de bienestar, felicidad y responsabilidad social en trabajadores del sector turístico |
Autores: Oscar Ernesto Hernández Ponce, María Fernanda Durón Ramos, Edith Patricia Barbosa Álvarez e Javier Saucedo Monarque |