Programação

Programação detalhada do evento

Data/HoraTítulo da AtividadeNatureza da AtividadePalestrantes
04 de setembro de 2024 – Quarta-feira
04/09/2024 às 18:00CredenciamentoCredenciamento dos participantes
04/09/2024 às 19:00Abertura - Local: Auditório OAB-MG: Rua Albita, 250, Cruzeiro, Belo Horizonte/MGCerimônia de abertura do VI Congresso Latino-americano de Marketing Social. Participação especial: Coordenação Geral do IV Congresso Latino-Americano de Marketing Social:
Prof. Dr. Emerson W. Mainardes & Prof. Dr. Roberto Miranda Pimentel Fully
Representante IAPNM: Profa. Dra. Helena Alves
Diretor Presidente da Fucape Business School: Prof. Dr. Valcemiro Nossa
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção MG: Dr. Sérgio Leonardo
Diretora da Escola de Enfermagem da UFMG: Profa. Dra. Sônia Soares
Presidente do Sindicato dos Administradores de MG: Adm. Maurício Pereira de Jesus
Diretor Presidente da Ecosmetics: Sr. Edson Borgo
Diretor Presidente da NBS: Sr. Thiago Basseti
Delegado distrital da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz em Minas Gerais: Sr. João Paulo de Oliveira.
Roberto Miranda Pimentel Fully & Emerson Wagner Mainardes
04/09/2024 às 19:30Palestra de abertura

Palestra intitulada "Redes Sociales y Marketing Social: Rompiendo Paradigmas en la Lucha contra el Crimen Organizado em Latinoamérica"

Luis Camilo Ortigueira-Sánchez (Peru)
04/09/2024 às 21:00CoquetelCoquetel para recepção dos participantes
05 de setembro de 2024 – Quinta-feira - Local: Av. Alfredo Balena, 190, Escola de Enfermagem, Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG
05/09/2024 às 08:30Sessões de artigos

Auditório 1: Tema: Sustentabilidade

Moderador: Lara Sepulcri

MKTS-2R: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Autores: Marina Dantas de Figueiredo, Evanginaldo Silva Saldanha, Renata Farias Fernandes & Neemias Muniz de Souza

MKTS-35R: ANÁLISIS DE LA NORMATIVA DE LA UNIÓN EUROPEA SOBRE LA COMERCIALIZACIÓN DE PRODUCTOS RESPONSABLES Y SOSTENIBLES

Autores: María Purificación García Miguélez & José Luis Vázquez Burguete

MKTS-42A: MAIS DO QUE CRIATIVOS! A RELAÇÃO ENTRE NEGÓCIOS DE COSMÉTICA NATURAL ARTESANAL E A ECONOMIA VERDE

Autores: Francisco Edson Rodrigues da Silva, Augusto Cézar de Aquino Cabral, Sandra Maria dos Santos, Thiago do Amaral Ferreira & Rossana de Assis Pinheiro

MKTS-49R: ESTRATEGIA INTEGRAL PARA LA PRESERVACIÓN SOSTENIBLE DEL PATRIMONIO CULTURAL Y AMBIENTAL DEL MONUMENTO ARQUEOLÓGICO DE PUNKURÍ-NEPEÑA

Autores: Angel Javier Mucha Paitan & Edy Lorena Burbano Vallejo

Auditório 2: Tema: Gestão Pública

Moderador: Lucilaine Pascuci

MKTS-3A: O NÃO-LUGAR E OS SERVIÇOS PÚBLICOS: ENSAIO SOBRE USO DE MEIOS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O IMPACTO NA IDENTIDADE INSTITUCIONAL E O RISCO DEMOCRÁTICO

Autora: Lílian Linhares de Carvalho

MKTS-38A: O CUMPRIMENTO DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL DURANTE O PLEITO DE REELEIÇÃO DOS GOVERNADORES NO BRASIL

Autores: Gabriel Atahyde Mares Guia, Douglas Roriz Caliman & Miriam Aparecida Ignácio de Almeida

MKTS-43R: FATORES MOTIVACIONAIS PARA VOLUNTARIADO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO BRASILEIRAS

Autor: Leonardo Faccini Bringer

05/09/2024 às 10:00Coffee-breakIntervalo entre as sessões de apresentação de artigos
05/09/2024 às 10:30Sessões de artigos

Auditório 1: Tema: Valor Social

Moderador: Carliene do Vale

MKTS-4R: OS EFEITOS DA ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA PARA O VALOR NA PRIVACIDADE DE DADOS PESSOAIS, NO VALOR EM USO E NA REPUTAÇÃO ORGANIZACIONAL

Autores: Amilson de Araujo Durans & Emerson Wagner Mainardes

MKTS-26R: ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS PARA PROPOSIÇÃO DE VALOR PARA OS STAKEHOLDERS

Autores: Carliene do Vale, Emerson Wagner Mainardes & Gustavo Pereira da Costa

MKTS-32A: RECOMENDAÇÃO DE AÇÕES PARA ELIMINAR AS BARREIRAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO NOS AMBIENTES DE TRABALHO

Autores: Jamiu Nogueira Antunes de Souza & Edvan Soares de Oliveira

Auditório 2: Tema: Marketing Social

Moderador: Cassia Veiga

MKTS-7R: PLANEJAMENTO DE MARKETING SOCIAL INTEGRADO CONTRA O SARAMPO: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA ESTIMULAR A ADESÃO À SEGUNDA DOSE

Autora: Carolina Aguiar da Silva

MKTS-13A: ANÁLISE DAS CAMPANHAS DE MARKETING SOCIAL EM PROL DA GUARDA RESPONSÁVEL E ADOÇÃO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: ESTUDO EM BELO HORIZONTE E REGIÃO METROPOLITANA

Autores: Wellington Cunha, Caissa Veloso e Sousa & Jersone Tasso Moreira Silva

MKTS-14A: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE CONDUTORES HABILITADOS ACERCA DAS AÇÕES DE MARKETING SOCIAL PARA UM TRÂNSITO SEGURO: Um estudo no Estado de Minas Gerais

Autores: Luciano Isaac, Caissa Veloso e Sousa & Cynthia Rúbia Braga Gontijo

MKTS-40R: MARKETING SOCIAL NO BRASIL

Autores: Narayane Aparecida Ramos da Silva, Cássia Rita Pereira da Veiga, Wanessa Debôrtoli de Miranda & Claudimar Pereira da Veiga

05/09/2024 às 12:00AlmoçoIntervalo para almoço
05/09/2024 às 14:00Sessões de artigos

Auditório 1: Tema: Sustentabilidade

Moderador: Carlos Rosa

MKTS-6A: PROBLEMAS, DESAFIOS E SOLUÇÕES DA IMPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM REDES DE RECICLAGEM

Autores: Ana Paula Freitas de Lima & Ernesto Michelangelo Giglio

MKTS-11A: COMO O APOIO INSTITUCIONAL INFLUENCIA A INTENÇÃO DE REUSO DO E-LEARNING NO INTERIOR E NAS CIDADES METROPOLITANAS?

Autores: Bruno Folli Borghi, Marcelo Moll Brandão & Arthur França Sarcinelli

MKTS-15R: A ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA PARA PROPOR VALOR AOS CLIENTES E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Autores: Izabel Maria Laeber & Emerson Wagner Mainardes

MKTS-45A: LATAM GREEN SEGMENTS: DESAFÍO PARA LAS MARCAS CON PROPÓSITO

Autores: Enrique Carlos Bianchi, Edith Patricia Borboa Álvarez & Marco Antonio Ríos Ponce

Auditório 2: Tema: Ética

Moderador: Claudio Almeida

MKTS-24R: A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA INSPIRADORA E ORIENTAÇÃO PARA O VALOR NA IRRESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E SEUS EFEITOS NA IMAGEM CORPORATIVA E APELO EMOCIONAL DAS GRANDES EMPRESAS

Autores: Claudio Marcio de Almeida & Emerson Wagner Mainardes

MKTS-46A: LA INFLUENCIA DE VARIABLES EXÓGENAS SOBRE LA LONGEVIDAD DE LA EMPRESA

Autores: Luis Camilo Ortigueira-Sanchéz & Juan Diego Ramos

MKTS-48R: TEJIENDO CULTURA: LA INVISIBILIZACIÓN DEL TRABAJO FEMENINO EN EL CARNAVAL DE BLANCOS Y NEGROS

Autores: Edy Lorena Burbano Vallejo & Jimmy Andres Pascuaza Meneses

05/09/2024 às 15:30Coffee-breakIntervalo entre as sessões de apresentação de artigos
05/09/2024 às 16:00Sessões de artigos

Auditório 1: Tema: Marketing e Sociedade

Moderador: Vitor Azzari

MKTS-8R: ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING DE VALOR PARA O CONSUMIDOR E SOCIEDADE

Autores: Aloisio Henrique Mazzarolo & Emerson Wagner Mainardes

MKTS-25A: BRICK-AND-MORTAR RETAIL PROACTIVE STANCE AND ATTRACTIVE NEIGHBORHOODS: THE MEDIATING ROLE OF RESIDENTS' WELL-BEING PERCEPTIONS

Autores: Arthur França Sarcinelli & Delane Botelho

MKTS-50R: INNOVACIÓN Y EMPRENDIMIENTO SOCIAL: NEGOCIOS INCLUSIVOS Y VERDES EN EL VALLE DEL CAUCA

Autores: Carlos Arturo Vargas Sierra, Edy Lorena Burbano Vallejo & Magdalida Murgueitio

Auditório 2: Tema: Marketing Social

Moderador: Edith Patricia Borboa Álvarez

MKTS-12R: LAS TÉCNICAS DE EYE TRACKING APLICADAS AL ESTUDIO DE LA EFICACIA PUBLICITARIA DE CAMPAÑAS DE PREVENCIÓN DE RIESGOS LABORALES EN LA JUVENTUD

Autores: Ana Lanero Carrizo, César Sahelices Pinto, José Luis Vázquez Burguete & María Blanco Barreiro

MKTS-18A: FACTORES PERSONALES POSITIVOS DE BIENESTAR, FELICIDAD Y RESPONSABILIDAD SOCIAL EN TRABAJADORES DEL SECTOR TURÍSTICO

Autores: Oscar Ernesto Hernández Ponce, María Fernanda Durón Ramos, Edith Patricia Borboa Álvarez & Javier Saucedo Monarque

MKTS-31R: EXPLORANDO LA INICIATIVA DE BIENESTAR MENTAL EN TIKTOK

Autores: Irene González Manceñido, Ana Lanero Carrizo & César Sahelices Pinto

MKTS-34R: CONOCIMIENTO Y PERCEPCIÓN DE LOS USUARIOS SOBRE EL ETIQUETADO DE ALIMENTOS Y SUS PRÁCTICAS

Autores: María Barrio Sánchez, José Luis Vázquez Burguete, Ana Lanero Carrizo & César Sahelices Pinto

05/09/2024 às 18:30Mesa redonda

Mesa redonda com discussões sobre marketing social na América Latina


Participantes:

Cássia Rita Pereira da Veiga (UFMG)
Priscila Fraga (FIOCRUZ)
Thais Souza (Prefeitura de Belo Horizonte)
Cássia Rita Pereira da Veiga (UFMG)
06 de setembro de 2024 – Sexta-feira - Local: Av. Alfredo Balena, 190, Escola de Enfermagem, Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG
06/09/2024 às 08:30Sessões de artigos

Auditório 1: Tema: Marketing Social

Moderador: Lucilaine Pascuci

MKTS-16R: NÃO HÁ FUMAÇA SEM FOGO: O CONSUMO DE CIGARROS ELETRÔNICOS IMPLICAÇÕES PARA O MARKETING SOCIAL

Autores: Adriana de Fatima Valente Bastos & Emanuelly Taynã Feijó da Silva

MKTS-17A: ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE SEXO E AS MARCAS TOP OF MIND DE CIGARROS

Autores: Evanginaldo Silva Saldanha, Gizelle Braga dos Santos & José Sarto Freire Castelo

MKTS-30A: MARKETING SOCIAL E DESINFORMAÇÃO EM SAÚDE DIGITAL: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE UMA DÉCADA DE PESQUISAS

Autores: Walter Macêdo de Assis & Lucilaine Maria Pascuci

MKTS-33R: MARKETING SOCIAL E MISINFORMATION NO MCMV

Autores: Rogerio Toresani & Lucilaine Pascuci

Auditório 2: Tema: Tecnologia e Sociedade

Moderador: Oscar Ernesto Hernández Ponce

MKTS-19R: O VALOR PERCEBIDO NAS TECNOLOGIAS DE AUTOATENDIMENTOS (SSTs)

Autores: Cíntia Araújo Espanhol & Emerson Wagner Mainardes

MKTS-10R: A PERCEPÇÃO DE VALOR DO CLIENTE NO CONTEXTO DO OPEN BANKING

Autores: Joel Mateus Lopes Ferreira & Emerson Wagner Mainardes

MKTS-21A: OS TRÊS MOSQUETEIROS: OMNICHANNEL, CRM E IA PARA INTEGRAR E FIDELIZAR CLIENTES DE BANCOS PÚBLICOS

Autores: Mariana Vasconcelos de Magalhães & Claudia N. R. Ribeiro

MKTS-44A: EVALUACIÓN DEL SERVICIO DE LAS EMPRESAS DE COMERCIO ELECTRÓNICO DE TIPO RETAIL EN MÉXICO

Autores: Jaqueline de Jesús Urbano Padilla, Edith Patricia Borboa Álvarez, Oscar Ernesto Hernández Ponce, Roberto Limón Ulloa & Javier Saucedo Monarque

06/09/2024 às 10:00Coffee-breakIntervalo entre as sessões de apresentação de artigos
06/09/2024 às 10:30Palestra

Palestra intitulada "Desafiando Estereotipos: Las fortalezas que impulsan a las mujeres universitarias en el mundo empresarial"

Edith Patricia Borboa Álvarez (México)
06/09/2024 às 12:00AlmoçoIntervalo para almoço
06/09/2024 às 14:00Sessões de artigos

Auditório 1: Tema: Marketing Público e Social (em inglês)

Moderador: Zoltán Veres

MKTS-1R: HOW TO MANAGE NONPROFIT AND PUBLIC UNIVERSITY STUDENTS’ SATISFACTION IN INTERCULTURAL ENVIRONMENT

Autores: Zoltán Veres & Diána Csehi

MKTS-5R: WORLD CLEANUP DAY: ANALYSIS OF MOTIVATIONAL FACTORS FOR MOBILIZING CLEANUP VOLUNTEERS

Autores: Adriana de Fatima Valente Bastos, Madiã Marcela Fernandes Vasconcelos, Stephanie Ingrid Souza Barboza & Severino Domingos Junior

MKTS-9A: ETHICAL ISSUES IN PROs AMONG VARIOUS POPULATIONS - A SPECIAL PERSPECTIVE FROM DENTAL PRACTICE

Autores: Asiya Attar & Kasturi Shukla

MKTS-23R: “COASTAL CLEAN-UP PROJECT”: PEPSICO AND WWF-PAKISTAN’S MISSION TO CLEAN KARACHI’S BEACHES

Autores: Hina Y. Bhatti, M. Mercedes Galan-Ladero & Clementina Galera-Casquet

Auditório 2: Tema: Finanças e Sociedade

Moderador: Roberto Fully

MKTS-20R: ANÁLISE DOS ASPECTOS FINANCEIROS UTILIZANDO A TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO

Autores: César Henrique Souza Lima, Bianca de Jesus Rabelo & Thayara Ferreira Coimbra Lima

MKTS-22A: A INFLUÊNCIA DA ANSIEDADE, ATITUDE, TENSÃO E IMPULSIVIDADE NO COMPORTAMENTO FINANCEIRO DOS BRASILEIROS

Autores: César Henrique Souza Lima, Bianca de Jesus Rabelo & Thayara Ferreira Coimbra Lima

MKTS-37A: A PRESTAÇÃO DE CONTAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO NOVO FORMATO DE RELATO INTEGRADO

Autores: Diogo Willavian Maciel Dantas & Octavio Locatelli

06/09/2024 às 15:30Coffee-breakIntervalo entre as sessões de apresentação de artigos
06/09/2024 às 16:00Sessões de artigos

Auditório 1: Tema: Educação e Sustentabilidade

Moderador: Antonio Raposo

MKTS-36R: THE DOWNSIDE OF LARGE-SCALE EVENTS: (UN)SUSTAINABLE CONSUMPTION & PRODUCTION IN SÃO JOÃO FESTIVITIES

Autores: Jannsen Santana & Rita de Cassia de Faria Pereira

MKTS-27R: CAN VALUE ORIENTATION REDUCE VALUE CO-DESTRUCTION AND ENHACE COMPETITIVE ADVANTAGE?

Autores: Antonio Eliezer Raposo Junior, Carlos Anderson de Moura Rosa & Emerson Wagner Mainardes

MKTS-47R: INNOVACIÓN ECONÓMICA DE TRIPLE IMPACTO: VERDE AGUA, UN CASO DE ESTUDIO DE URUGUAY

Autores: Patricia Correa García

Auditório 2: Tema: Saúde e Sociedade

Moderador: Emerson Mainardes

MKTS-28R: ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE VALOR NA SAÚDE: FOCO EM USUÁRIOS E SOCIEDADE

Autores: Atílio Peixoto Soares Júnior & Emerson Wagner Mainardes

MKTS-29R: ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE VALOR NA SAÚDE: DESENVOLVIMENTO DE UMA ESCALA DE MEDIÇÃO

Autores: Atílio Peixoto Soares Júnior & Emerson Wagner Mainardes

MKTS-39A: MARKETING SOCIAL NA SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES E AVANÇOS EM TRÊS DÉCADAS DE PESQUISAS

Autores: Henrique Nunes Mendes Rátis, Carlos Eduardo Rodrigues Pinheiro, Silveli Cristo De Andrade & Lucilaine Maria Pascuci

MKTS-41R: USO DO MODELO COM-B PARA AVALIAÇÃO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM SAÚDE

Autores: Ester Toledo Guimarães, Wanessa Debortoli de Miranda, Cássia Rita Pereira da Veiga & Claudimar Pereira da Veiga

06/09/2024 às 18:00Sessão de encerramentoEncerramento do congresso, momento de premiações.
Palavra final da comissão organizadora e agradecimentos.
Anúncio dos artigos premiados.
Lançamento do VII Congresso Latino-Americano de Marketing Social – 2025
Roberto Miranda Pimentel Fully & Emerson Wagner Mainardes
06/09/2024 às 19:30JantarJantar de confraternização.
Restaurante Xico da Kafua - Av. Itaú, 1195 - João Pinheiro
07 de setembro de 2024 – Sábado – Dia da Independência do Brasil
07/09/2024 às 10:00Evento culturalVisita a pontos turísticos de Belo Horizonte (atividade opcional)Roberto Miranda Pimentel Fully