Aluno de Economia é aprovado em fase 1 de certificação global 

pedro leite cfa - Fucape Business School
Pedro Leite compartilha sua trajetória na aprovação da fase 1 da CFA.

Com apenas 22 anos, o estudante de Economia Pedro Souza Leite já demonstra um talento nato para o mundo financeiro. A aprovação na primeira etapa do exame CFA é mais do que uma conquista acadêmica, é a materialização de um sonho em direção à sua carreira promissora. 

“A jornada foi longa, mas cada hora dedicada aos estudos valeu a pena. Agora, me sinto muito mais preparado para enfrentar os desafios do mercado”, confessa. 

Considerada uma das mais difíceis do mundo, a CFA é o passaporte para uma carreira de sucesso na área de investimentos. Concedida pelo CFA Institute e reconhecida globalmente, ela atesta um domínio profundo em finanças, economia e análise de investimentos, abrindo portas para as melhores instituições financeiras do planeta.  

Mas o caminho até a tão sonhada certificação não é fácil. Aplicado todo em língua inglesa, os três níveis do exame exigem dedicação integral, conhecimento técnico e uma capacidade analítica aguçada. No entanto, para aqueles que superam esse desafio, a recompensa é imensa: maior remuneração, maior credibilidade no mercado e a oportunidade de trabalhar com os principais players do setor. 

A preparação de Pedro para a primeira fase foi marcada por uma rotina desafiadora. Durante seis meses, ele se dedicou exclusivamente aos estudos, foram cerca de 360 horas à resolução de mais de 3 mil questões – um esforço que supera a média de 300 horas registrada entre outros aprovados. 

“A prova que realizei, com o auxílio da bolsa concedida pela Fucape, abrange 180 questões de áreas como métodos quantitativos, renda fixa e renda variável, além disso, tem um foco significativo em ética e aplicação prática”, explica. 

Na fase 1 do exame CFA, os candidatos enfrentam as questões em um período de 4 horas e 30 minutos, o que equivale a 1 minuto e 30 segundos para responder cada uma. 

Segundo Pedro, a matéria cobrada no exame dialoga muito com o conteúdo trabalhado em sala de aula, o que colaborou para que ele se sentisse muito mais preparado. “A Fucape oferece contato direto com profissionais de excelência que ministram as aulas e, ao mesmo tempo, são extremamente acessíveis para esclarecer dúvidas. Sempre tive esse apoio para resolver questões específicas quando precisei”, ressalta. 

A CFA é destinada a profissionais que pretendem especializar-se no mercado financeiro já que é muito bem aceita pelas principais instituições financeiras.  

E os planos de Pedro não param por aí. Com a aprovação na primeira fase, ele está ainda mais motivado a alcançar seus objetivos e planeja iniciar, em breve, os estudos para o nível 2 para realizá-lo assim que concluir a graduação. 

Como são divididos os três exames?

O Programa CFA é composto por três níveis de exames, conhecidos como Level I, Level II e Level III. Ao passar nos três, o candidato adquire a CFA. 

Para se candidatar ao exame Level 1, é necessário estar a partir do último ano de uma graduação de bacharelado. Para o Level 2, é preciso já ter o diploma da universidade em mãos antes do registro. E para chegar ao Level 3, é necessário ter experiência profissional de pelo menos 4 anos.  

Por esse motivo, geralmente quem participa do programa CFA já tem uma bagagem mais consolidada para passar em todos os níveis de exame e, enfim, obter a certificação. Além do mais, todos os exames são em inglês.  

Camilla Lemos

Comunicação Fucape

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn