Embora o Dia Mundial da Educação, celebrado em 28 de abril, traga à tona a importância da educação inclusiva e de qualidade para todos, a diversidade e a inclusão devem ser valores permanentes em nosso dia a dia. Para incentivar as boas práticas de responsabilidade social entre os fucapeanos, o Desenvolvimento Humano Integral (DHI) desempenha um papel importante nesta pauta.
Dessa maneira, para que exista um ambiente acolhedor, diverso e respeitoso, a inclusão deve fazer parte dos valores organizacionais. Ana Carolina Carvalho, gerente de Desenvolvimento Humano, ressalta que há três pilares que se complementam para a evolução da pauta no ensino superior: humano, social e ético.
Durante a entrevista, ela ainda reforçou que as ações do DHI impulsionam, cada vez mais, uma aprendizagem adaptada para o estudante neurodivergente. “Estamos evoluindo nas metodologias de ensino, no suporte aos alunos, na preparação dos professores e na infraestrutura para atingir o objetivo de ensinar de modo diverso e inclusivo”, ressalta.
Com a expertise necessária, o DHI incentiva o acompanhamento multidisciplinar e promove a capacitação semestral do corpo docente. Na alçada, elabora um plano de estudo personalizado a cada aluno, recomendando inclusive avaliações em modalidade adaptada; e impulsiona palestras e workshops com temas que agregam valor a jornada de conhecimento. “Desejamos, por tanto, trabalhar naquilo que for necessário para oferecer educação de qualidade de forma integral para aqueles que estudam conosco”, enfatiza Ana Carolina Carvalho.