A FUCAPE recebeu na última quarta-feira (09/02) o Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e professor da FGV, Alexandre Câmara, no evento de lançamento do curso de Direito. Câmara apresentou uma palestra com o tema “Direito e Negócios: Um novo olhar sobre o ensino jurídico”.
O evento foi aberto para a participação do público, e reuniu dezenas de autoridades que vieram representar órgãos como a Ordem dos Advogados do Espírito Santo (OAB-ES), Procuradoria de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo, Procuradoria Geral do Estado do Espírito Santo (PGE-ES), Tribunal Regional do Trabalho 17ª Região (TRT-ES) e a Procuradoria Geral do Município de Vitória.
“Quando me falaram que a FUCAPE estava lançando um novo curso de Direito, resolvi me informar através do site da Instituição. Então, recebi o convite pelo professor Rogério Dias (coordenador do curso) e, sabendo um pouco mais sobre a metodologia do curso e seus objetivos para o mercado, fiquei muito entusiasmado para vir, pois aqui está nascendo algo diferente de outras instituições de ensino superior”, afirmou o Desembargador Alexandre Câmara.
Professor da FGV e Desembargador do TJRJ, Alexandre Câmara.
Tendo como grande diferencial a especialização em economia, finanças, gestão e contabilidade, o curso de Direito da FUCAPE tem o objetivo de formar profissionais com conhecimento em todas as áreas tradicionais da carreira, mas altamente preparados para atuar no universo business.
Em um país que possui o maior número de faculdades de Direito do mundo, segundo Câmara, a formação oferecida por essas instituições não evoluiu com o passar dos anos e tornou-se inadequada para as necessidades do mundo atual, tornando iniciativas inovadoras como a da FUCAPE cada vez mais essenciais para a sobrevivência da profissão.
“A maior parte das escolas de Direito ensinam como se estivessem no século XIX quando estamos no século XXI, com inúmeras novas demandas, do avanço da tecnologia a questões socioeconômicas. Como pensar em Direito de Negócios sem pensar em mercado financeiro e no investimento em ações? Precisamos realmente de opções que levem em conta as mudanças e a complexidade do mundo, como propõe a FUCAPE”, pontuou Câmara.
Inovação que surpreende
A proposta do novo curso de Direito da FUCAPE surpreendeu até os profissionais que estão há anos na área.
“Eu vejo que a FUCAPE está entregando nesta formação tudo que, talvez, eu tenha demorado 15 anos para aprender, praticando o Direito. A instituição está de parabéns por essa inovação e por ser um orgulho para o nosso estado”, afirmou Diretor de Prerrogativas da OAB-ES, Dr. Rodrigo Carlos de Souza.
Diretor de Prerrogativas da OAB-ES, Dr. Rodrigo Carlos de Souza.
Segundo o coordenador do Curso, professor Rogério Correia, Doutor em Direito, atualmente as faculdades de Direito trabalham com núcleos de práticas jurídicas, em que os alunos acabam repetindo peças de forma automática, e a graduação da FUCAPE terá, também, um diferencial em relação a isso.
“Nossos alunos vão participar do cotidiano das empresas que estão instaladas no nosso Hub de Inovação. É o mercado dentro do curso. Eles terão exemplos reais e poderão estudar o funcionamento e estrutura dessas empresas, para fazer a conexão com o conteúdo de sala de aula”, explicou Rogério.
As autoridades presentes parabenizaram os fundadores Valcemiro Nossa e Aridelmo Teixeira pela iniciativa e afirmaram ter certeza do sucesso que curso fará em breve.
“Se eu fosse capixaba, faria muito gosto de ver meus filhos virem para a FUCAPE estudar. Eu realmente estou vendo aqui uma proposta de um ensino do Direito do século XXI”, ressaltou Câmara.
Confira a Galeria de Fotos do evento:
Bruno Cardoso, Valcemiro Nossa, Desembargador Alexandre Câmara, Aridelmo Teixeira e Rogério Correia.
Desembargador do TJRJ Alexandre Câmara, Desembargador do TRT-ES Valério Heringer e Francisco Berdeal.
Richardson Moro, Arildemo Teixeira e Valcemiro Nossa.
O coordenador do Curso de Direito, prof. Dr. Rogério Correia.
Procuradora Geral de Justiça do MPES Luciana Andrade.
Um dos fundadores da FUCAPE, professor Aridelmo Teixeira.
Um dos fundadores da FUCAPE, o Diretor-Presidente Valcemiro Nossa.
Fotos: Ítalo Spagnol
Texto: Patrícia Meireles
Comunicação FUCAPE