EnglishPortugueseSpanish

UEMA cria agência de inovação e empreendedorismo e reforça necessidade de valorização da produção científica

Em março de 2020, pouco antes do início da pandemia, era anunciada a criação da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Estadual do Maranhão (Marandu). De origem indígena, a palavra “marandu” vem do idioma guarani e significa “novidade”, denominação que casou perfeitamente com o propósito da iniciativa.  

A agência norteia toda produção científica e tecnológica da instituição, garantindo que o conhecimento gerado na Universidade possa ser útil ao setor produtivo, público e toda a sociedade. 

“A Marandu tem o propósito de aproximar a universidade do mercado, contribuindo com oportunidade de investimentos, pesquisas, produtos e soluções inovadoras. Por meio desse organismo, pretendemos articular de modo inteligente e propositivo a relação da academia com o setor de negócios, a orientar o conhecimento para as necessidades dos diversos mercados”, explicou o Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Prof. Dr. Gustavo Costa. 

UemaFoto: Handson Chagas. 

Com 40 anos de história e tradição na educação, a UEMA é mais uma apoiadora do  B-tech Congress, o primeiro Congresso de Pesquisas Tecnológicas em Negócios, evento promovido pela FUCAPE Business School, que acontece entre os dias 08 e 11 de dezembro de 2021. 

“Um evento como o B-Tech, capitaneado por uma instituição de grande credibilidade como a Fucape, tem a característica de aproximar as organizações e partilhar conhecimentos que geram novos saberes. O apoio da UEMA a este Congresso justifica-se por essa atmosfera útil para o debate, reflexão e convergência que reúne a academia e o mercado em favor do ecossistema de negócios”, afirmou o reitor.  

Para Prof. Gustavo, um dos maiores desafios das universidades, no contexto atual, é demonstrar permanentemente para a sociedade, a importância da ciência para um desenvolvimento que seja sustentável e que se oriente para o bem-estar individual e coletivo.   

Precisamos dialogar de modo ampliado com outras instituições e movimentos sociais, além dos setores público e empresarial, a fim de mostrarmos o que produzimos, para quem e porquê. Acredito, como legado da pandemia, num momento de novo iluminismo, de novos paradigmas e com inéditas consequências. O desafio de produzir conhecimento orientado para a cidadania e para melhorar a vida no planeta reforçou-se como uma ordem de primeira grandeza”, ressaltou.  

Thumbnail Img 5053 Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Prof. Dr. Gustavo Costa. 

Tendo em vista a priorização dos debates em torno da ciência e da inovação, a expectativa da UEMA para o B-tech é grande, principalmente pelo caráter inédito do evento. Nomes importantes da Universidade são esperados no congresso, já que a instituição possui professores e pesquisadores com larga experiência em pesquisa orientada para o ambiente de negócios.  

“Estou certo de que teremos participação de uma grande diversidade de organizações, representadas por pessoas com múltiplas competências e visões de mundo. Isso confere ao B-Tech um universo de possibilidades de aprendizagens, parcerias, propostas conjuntas e formação de redes de cooperação. A UEMA está disposta a percorrer esse caminho por meio de seus pesquisadores e técnicos, bem como de seus estudantes”, finalizou Prof. Gustavo.  

B-Tech Congress – I Congresso de Pesquisas Tecnológicas em Negócios

8 a 11 de dezembro de 2021

FUCAPE Business School – Vitória/ES

INSCRIÇÕES

As inscrições para o B-tech Congress acontecem até o dia 20 de novembro de 2021.

Para se inscrever, clique aqui

Confira abaixo as datas e a programação do evento:

31/10/2021 – Data limite para submissão dos trabalhos.

06/11/2021 – Divulgação dos resultados.

01/11 a 20/11/2021 – Período de inscrições.

29/11/2021 – Divulgação da programação detalhada.

08/12 a 11/12/2021 – Realização do B-Tech Congress.

Patrícia Meireles

Comunicação FUCAPE

Comunicação Fucape

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

ESPÍRITO SANTO
Avenida Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória – ES, CEP: 29.075-505
Rio de Janeiro
R. da Assembleia, 100, 3º andar – Centro Rio de Janeiro /RJ – CEP: 20011-904
BRASÍLIA
Pátio Brasil Shopping – Asa Sul, Brasília – DF, 70740-610
MINAS GERAIS
Rua Leopoldina, 607 A, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-230
MARANHÃO
Av. dos Holandeses, 1166-1184 – São Marcos, São Luís – MA, 65071-380

Fucape Pesquisa e Ensino SA – 06.105.333/0001-61 | Fucape Fundação de Pesquisa e Ensino – 03.812.374/0001-08 | Instituto Fucape de Tecnologias Sociais – 20.317.623/0001-08

Skip to content