TradersClub democratiza o acesso à informação financeira e apoia expansão do uso da tecnologia pelo mercado

Em agosto de 2016, um grupo de amigos se uniu e criou a primeira comunidade TradersClub (TC). O que havia começado de um jeito informal,  transformou-se em uma comunidade com cerca de 10 mil membros, em menos de um ano. Hoje, o TC é considerado a maior comunidade de investidores da América Latina.  

Tendo como um dos principais objetivos fomentar a educação de mercado financeiro no Brasil, o TC construiu sua trajetória de sucesso apoiando as iniciativas acadêmicas e, por isso, se une ao B-tech Congress, o primeiro Congresso de Pesquisas Tecnológicas em Negócios, evento promovido pela FUCAPE Business School, que acontece entre os dias 08 e 11 de dezembro de 2021. 

“Nós apoiamos sempre o que é produzido com qualidade na academia. Eu vim da academia e conheço bem o potencial do que se pode ser produzido nas Universidades para usufruto da sociedade. Quando tive o primeiro contato com a ideia do B-Tech, tive certeza de que deveríamos estar juntos apoiando de várias formas”, afirmou o Sócio, Diretor Educacional e de P&D do TradersClub, Felipe Pontes. 

Tc 22

O TC democratizou o acesso à informação financeira, criando uma plataforma onde o investidor pessoa física possui os mesmos recursos antes disponíveis apenas para investidores institucionais. Agora, quem se cadastra de forma gratuita na plataforma ainda conta com mais um recurso: os Índices de Incerteza.  

Desenvolvido pelo TC Labs, os Índices de Incertezas usam tecnologia avançada para gerar, de forma automática, estatísticas em gráficos e um “termômetro” do mercado, com base nas informações mais atualizadas no momento. O intuito é que o investidor tome decisões mais precisas, munido dessas informações.  

“Nosso indicador de Incerteza Macroeconômica utiliza metodologias quantitativas e computacionais muito modernas, que podem ajudar os investidores a investirem melhor. Quem acompanha de perto esses indicadores, consegue agir mais rápido, por exemplo, em ambientes econômicos em que a incerteza sobe ou desce muito forte”, explicou Felipe.  

Thumbnail Vet07734Felipe Pontes, Sócio, Diretor Educacional e de P&D do TradersClub

E é justamente no quesito tecnologia que o Diretor Educacional do TC acredita que o mercado precisa avançar. Para Felipe, um bom tema para pesquisas acadêmicas na área, é a gestão sistemática de recursos financeiros. 

“O mercado financeiro brasileiro ainda usa pouca tecnologia e vejo a gestão sistemática/quantitativa de recursos como uma ótima oportunidade para um futuro próximo. Com uma gestão mais sistemática, conseguimos, por exemplo, evitar que os vieses psicológicos/comportamentais dos investidores, analistas, gestores e assessores de investimentos atrapalhem o seu processo decisório”, ressaltou o diretor. 

A expectativa é que o B-tech Congress venha a ser um espaço para debater esse e outros assuntos necessários para a evolução das pesquisas tecnológicas e do mercado financeiro no país. 

“Espero que possamos discutir muitas aplicações de tecnologia para a resolução de problemas das empresas, com pesquisas em alto nível. Inclusive, espero que possamos até aproveitar algo do evento para implantar em nossa empresa – dado que temos um laboratório de pesquisa científica, para aplicar em nossos produtos e serviços”, pontuou Felipe.  

B-Tech Congress – I Congresso de Pesquisas Tecnológicas em Negócios

8 a 11 de dezembro de 2021

FUCAPE Business School – Vitória/ES

INSCRIÇÕES

As inscrições para o B-tech Congress acontecem até o dia 20 de novembro de 2021.

Para se inscrever, clique aqui

Confira abaixo as datas e a programação do evento:

31/10/2021 – Data limite para submissão dos trabalhos.

06/11/2021 – Divulgação dos resultados.

01/11 a 20/11/2021 – Período de inscrições.

29/11/2021 – Divulgação da programação detalhada.

08/12 a 11/12/2021 – Realização do B-Tech Congress.

Patrícia Meireles

Comunicação FUCAPE

Comunicação Fucape

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

NOTA DE PESAR

Comunicamos, com pesar, o falecimento do Sr. Ernesto Rubens Gelbcke. Gelbcke realizou a aula inaugural do primeiro mestrado da Fucape, no ano 2000. Também foi

Skip to content