Dois trabalhos de professores e alunos da Fucape saíram premiados do XLVII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) – EnANPAD 2023, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de setembro, em São Paulo.
O artigo “Ser aceito lá me fez depender menos da aceitação aqui”: Ativação trans- contextual de identidade e enfrentamento de ameaças identitárias de gênero no trabalho, de co-autoria dos professores Doutores Bruno Felix, Ana Carolina Júlio e da Doutoranda, Ana Rigel, ganhou o prêmio de Melhor Trabalho da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho.
“O artigo explora como indivíduos não-binários enfrentam ameaças à identidade de gênero no ambiente de trabalho, equilibrando autenticidade e validação social. Os resultados destacam que a validação em ambientes menos ameaçadores reduz a necessidade de validação social em contextos de trabalho mais hostis. Essas descobertas também ressaltam a importância de sensibilizar líderes e colegas de trabalho para a inclusão de pessoas LGBTQIAPN+ e contribuem para o desenvolvimento de programas de diversidade nas organizações”, explica a Prof.ª Ana Carolina Júlio.
A Fucape também recebeu o prêmio de Melhor Trabalho decorrente de Dissertação de Mestrado da Divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho com a dissertação “Os Grandes Fingidores? Respostas de Indivíduos a Ameaças a suas Identidades de Trabalhadores Remotos”, do Fucapeano, Bruno Lorencini Tiussi, também em colaboração com o Prof. Bruno Felix. A pesquisa aborda as táticas que trabalhadores remotos acabam utilizando para lidar com o estigma negativo que recebem de líderes e pares, ao optarem pelo home office.
“Este reconhecimento é fundamental para legitimarmos o esforço de pesquisa que temos feito no tema de identidade nas organizações. Um dos artigos premiados já está publicado em uma revista A1* e outro já se encontra aprovado para publicação, o que nos confere uma validação internacional. É um prazer levar nossos alunos a níveis de excelência e reconhecimento entre os pares da nossa área, o que será fundamental para o crescimento da carreira profissional de cada um deles”, afirma o Prof. Dr. Bruno Felix.
*A1 – classificação mais elevada no indicativo de qualidade das periódicos acadêmicos.