Inovações Sustentáveis e Sociais para Comunidades do Futuro foi o tema do hackathon em que a Fucape Business School participou hoje (5), proposto pela Escola Americana de Vitória (EAV). Os estudantes foram desafiados a desenvolver um plano de negócios para a criação de uma startup e, em seguida, passaram por uma avaliação criteriosa por meio de um pitch. O evento incluiu premiação e será transmitido no programa Espírito Startups, na TV Vitória/Record.
Durante o hackathon, os estudantes dos ensinos fundamental e médio participaram de workshops e palestras com profissionais renomados do mercado. Orientações com mentores especializados, inclusive com professores e uma aluna da nossa instituição, foram realizadas para facilitar o desenvolvimento de um pitch para as startups propostas. Esses projetos precisariam atender a quatro objetivos: sustentabilidade ambiental, impacto social, inovação e comunidades do futuro. Em seguida, as equipes foram avaliadas por uma banca de examinadores.
“O que mais me surpreendeu foi a ideação: os alunos estavam extremamente engajados e inovadores. Fiquei impressionada com os projetos. Passei por vários grupos, auxiliando no passo a passo, na tomada de decisão sobre o problema e na pesquisa de mercado. O mais interessante é a conexão que a Fucape estabelece com a escola, de levar o empreendedorismo a sério, incentivando não só a EAV, mas outras escolas também. Isso tudo foi possível porque a Fucape sempre me ajudou, especialmente os professores. Eu apenas transmiti o que eles me ensinaram”, ressalta Letícia Moreto, graduanda do 1º período do curso de Administração da Fucape.
Os professores Poliano Bastos, Felipe Ângelo, Sérgio Gouveia, a professora Nádia Cardoso, a gerente de Desenvolvimento Humano Integral (DHI) Ana Carolina Carvalho, a graduanda em Administração Letícia Moreto e o CEO da startup Vibes, Fernando Gregório, desempenharam papéis diversificados neste desafio. Os professores, a aluna e o CEO da startup formaram o grupo de mentores, enquanto a gerente do DHI participou da avaliação final. A apresentação do evento também contou com a participação de Fernando Gregório, que esteve ao lado da head de inovação e novos negócios da EAV, Anna Paula Oliveira.
“A experiência de participar do hackathon foi excelente. Estar em contato com essa nova geração de empreendedores inovadores traz um gás para nós que já estamos na jornada há mais tempo. Essa nova geração vem com um conhecimento muito mais amplo e determinado a fazer mudanças significativas no mercado. Mentorar esses alunos foi uma troca incrível porque a gente traz a bagagem de uma jornada de startup e eles trazem uma visão muito diferente dos modelos convencionais, de como vai ser o futuro dos negócios”, comenta Gregório.
Os alunos desenvolveram as startups a partir dos temas abaixo:
Energia renovável
Gestão de resíduos
Agricultura sustentável
Mobilidade urbana
Educação ambiental e social
Inclusão digital
Saúde e bem-estar
Economia circular
Habitação sustentável
Empoderamento sustentável
Veja alguns exemplos:
⚫ Green light: startup que visa minimizar o engarrafamento com inteligência artificial. Por exemplo, os sinais identificam quanto tempo eles precisam ficar abertos para os carros passarem
⚫ Vax escambo digital: aplicativo de troca ou descarte de aparelhos eletrônicos em desuso. Quem quiser descartar, pode ganhar pontos no app
⚫ Teto verde: uma empresa que que coloca uma camada de terra/grama no telhado e para amenizar as temperaturas climáticas
⚫ Ecoflow: venda de aparelhos que diminuem o desperdício de água e otimiza a agricultura
⚫ E-ciclo: plataforma de vendas B2B de produtos recicláveis e de descarte
⚫ Sostineri: uma empresa que conecta seu condomínio com tecnologias sustentáveis
A banca de avaliadores, composta por profissionais de diferentes organizações, considerou critérios como: soluções com recursos de maneira eficiente, que minimizem o impacto ambiental e promovam práticas ecológicas; iniciativas que melhorem a qualidade de vida das pessoas, promovendo inclusão, igualdade e bem-estar; o fomento da criatividade e do uso de tecnologias emergentes para resolver problemas atuais e futuros; e a projeção de comunidades resilientes, conectadas e preparadas para os desafios do futuro, como mudanças climáticas, urbanização rápida e desigualdades sociais.
Confira os resultados
🥇 1º lugar: Sostineri – Um dia de vivência no Hub Fucape e a parceria Timenow + um dia de vivência na empresa Timenow + vaga no evento Innovation Week, em São Paulo, realizada pela Timenow + vaga no Innovation Teen + Entrevista para o Geração Empreendedora + Mentoria Hugb + Participação no pitch Elevator no Hugb
🥈 2º lugar: Green Light – Um dia de vivência no Hub Fucape e a parceria Timenow + um dia de vivência na empresa Timenow + Participação no pitch Elevator no Hugb
🥉 3º lugar: Ecoflow – Um dia de vivência no Hub Fucape e a parceria Timenow + Participação no pitch Elevator no Hugb
É a partir de iniciativas como esta que a Fucape reforça a importância da sinergia entre academia e mercado, fomentando as ideias inovadoras do mundo dos negócios. O evento contou com a participação de organizações como Timenow e Hugb.
O hackathon será transmitido durante quatro sábados no programa Espírito Startup, na TV Vitória/ Record, a partir do dia 27 de julho.
* Com informações de Julia Nippes.