Prof.ª Lara Sepulcri fala sobre aprovação de tese de Doutorado e dá dicas para futuros doutorandos

DSC01686 - Fucape Business School
Prof.ª Lara em defesa da tese para a banca.

No dia 22/03, aconteceu na Fucape a banca de defesa do Doutorado em Contabilidade e Administração da Prof.ª Lara Sepulcri. O tema escolhido foi “NONPROFIT BRAND ORIENTATION IN AN EMERGING COUNTRY: antecedents, consequents, and barriers”. 

Segundo Lara, a inspiração para fazer o Doutorado veio da vontade de seguir o exemplo dado pelos próprios professores da Instituição.

“O Doutorado é uma grande realização. Eu sonhei com isso há anos, quando estava na graduação da Fucape e via 99% dos meus professores que eram doutores. Eu admirava muito isso”, afirmou.

Ao longo de 4 anos, a professora desenvolveu uma pesquisa profunda sobre orientação da marca, tendo como orientador o Prof. Dr. Emerson Mainardes. Sobre a tese escolhida, Lara explica que a orientação da marca é uma estratégia

DSC01709 - Fucape Business School
Parte da banca avaliadora. Na imagem, da esquerda para a direita: Prof. Dr. Poliano Bastos, Prof. Dr. Emerson Mainardes e Profa. Dra. Lucilaine Pascuci (UFES).

de marketing muito estudada em países desenvolvidos, mas que não foi localizado nenhum estudo sobre o tema no terceiro setor em países emergentes. Apenas em 2020 foram publicados dois artigos focados no assunto, um do próprio professor Emerson e outro no Paquistão.

“Como os países emergentes tem diferenças para os países desenvolvidos quanto à sociedade, economia e aplicação do marketing, nós fizemos o desenvolvimento desse modelo para medir a orientação da marca. Também buscamos entender quais são os antecedentes nessa estratégia, quais são os consequentes e quais são as barreiras que dificultam tanto a implementação dessa estratégia, quanto as organizações sociais atingirem todos os potenciais benefícios que ela pode gerar”, pontuou Lara.

Após a aprovação pela banca, a professora afirma que dos cinco artigos, quatro já foram publicados até o momento.

“Fiquei feliz que a banca gostou da tese, mas sempre digo aos meus alunos que estamos lá para ser avaliados e não elogiados. A banca fez algumas ponderações de melhorias para o trabalho que foram muito úteis”, explica.

 

 

Dicas para os futuros doutorandos  

A agora Prof.ª Dr.ª Lara Sepulcri deixou dicas para quem, assim como ela, deseja cursar um Doutorado futuramente.

1ª Dica: ter um bom planejamento e um alto nível de dedicação. A professora garante que o Doutorado é algo possível para todo mundo, desde que haja foco e muitas horas de estudo.

2ª Dica: escolha bem sua tese e orientador. “Escolha um assunto com o qual você se identifique, pois você irá trabalhar muitas horas (e anos) nisso, e tenha um bom orientador. O bom orientador faz toda diferença. O prof. Emerson e a Fucape me deram todo o suporte”, concluiu Lara.

Patrícia Meireles

Comunicação Fucape

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Skip to content