EnglishPortugueseSpanish

Prof.ª Lara Sepulcri fala sobre aprovação de tese de Doutorado e dá dicas para futuros doutorandos

Prof.ª Lara em defesa da tese para a banca.

No dia 22/03, aconteceu na Fucape a banca de defesa do Doutorado em Contabilidade e Administração da Prof.ª Lara Sepulcri. O tema escolhido foi “NONPROFIT BRAND ORIENTATION IN AN EMERGING COUNTRY: antecedents, consequents, and barriers”. 

Segundo Lara, a inspiração para fazer o Doutorado veio da vontade de seguir o exemplo dado pelos próprios professores da Instituição.

“O Doutorado é uma grande realização. Eu sonhei com isso há anos, quando estava na graduação da Fucape e via 99% dos meus professores que eram doutores. Eu admirava muito isso”, afirmou.

Ao longo de 4 anos, a professora desenvolveu uma pesquisa profunda sobre orientação da marca, tendo como orientador o Prof. Dr. Emerson Mainardes. Sobre a tese escolhida, Lara explica que a orientação da marca é uma estratégia

Parte da banca avaliadora. Na imagem, da esquerda para a direita: Prof. Dr. Poliano Bastos, Prof. Dr. Emerson Mainardes e Profa. Dra. Lucilaine Pascuci (UFES).

de marketing muito estudada em países desenvolvidos, mas que não foi localizado nenhum estudo sobre o tema no terceiro setor em países emergentes. Apenas em 2020 foram publicados dois artigos focados no assunto, um do próprio professor Emerson e outro no Paquistão.

“Como os países emergentes tem diferenças para os países desenvolvidos quanto à sociedade, economia e aplicação do marketing, nós fizemos o desenvolvimento desse modelo para medir a orientação da marca. Também buscamos entender quais são os antecedentes nessa estratégia, quais são os consequentes e quais são as barreiras que dificultam tanto a implementação dessa estratégia, quanto as organizações sociais atingirem todos os potenciais benefícios que ela pode gerar”, pontuou Lara.

Após a aprovação pela banca, a professora afirma que dos cinco artigos, quatro já foram publicados até o momento.

“Fiquei feliz que a banca gostou da tese, mas sempre digo aos meus alunos que estamos lá para ser avaliados e não elogiados. A banca fez algumas ponderações de melhorias para o trabalho que foram muito úteis”, explica.

 

 

Dicas para os futuros doutorandos  

A agora Prof.ª Dr.ª Lara Sepulcri deixou dicas para quem, assim como ela, deseja cursar um Doutorado futuramente.

1ª Dica: ter um bom planejamento e um alto nível de dedicação. A professora garante que o Doutorado é algo possível para todo mundo, desde que haja foco e muitas horas de estudo.

2ª Dica: escolha bem sua tese e orientador. “Escolha um assunto com o qual você se identifique, pois você irá trabalhar muitas horas (e anos) nisso, e tenha um bom orientador. O bom orientador faz toda diferença. O prof. Emerson e a Fucape me deram todo o suporte”, concluiu Lara.

Patrícia Meireles

Comunicação Fucape

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

ESPÍRITO SANTO
Avenida Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória – ES, CEP: 29.075-505
Rio de Janeiro
R. da Assembléia, 100 – Centro Rio de Janeiro /RJ – CEP: 20040-007
BRASÍLIA
Pátio Brasil Shopping – Asa Sul, Brasília – DF, 70740-610
MINAS GERAIS
Rua Leopoldina, 607 A, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-230
MARANHÃO
Av. dos Holandeses, 1166-1184 – São Marcos, São Luís – MA, 65071-380

Fucape Pesquisa e Ensino SA – 06.105.333/0001-61 | Fucape Fundação de Pesquisa e Ensino – 03.812.374/0001-08 | Instituto Fucape de Tecnologias Sociais – 20.317.623/0001-08

Skip to content