Primeiro hackathon da Fucape desafia alunos do ensino médio

A primeira edição do hackathon “Empreendendo com Impacto” promovido pela Fucape Business School está movimentando alguns estudantes do ensino médio de colégios como o Darwin e a Escola São Domingos para proporem um negócio que gere valor social para o estado do Espírito Santo. A edição foi organizada pelos professores da Fucape e ocorre em três etapas. Todos os estudantes estão competindo pela melhor proposta, que ganhará uma viagem para visitar os principais Hubs de inovação em São Paulo.

Com a combinação entre hack (programar) e marathon (maratona) é que surge o termo hackathon, um ambiente ideal para o desenvolvimento da inovação e da resolução de problemas no mercado de trabalho. Dessa forma, os professores da Fucape que estão no projeto são responsáveis por uma mentoria altamente qualificada para que os alunos possam desenvolver a ideia na sede da própria escola.

Os estudantes que estão competindo no hackathon são desafiados a conectar empreendedorismo, inovação e finanças. Após a mentoria dos professores, que é a primeira etapa, eles devem enviar vídeos entre dois e cinco minutos com um pitch sobre o modelo de negócio proposto a partir de diferentes metodologias de negócios, como o Canvas. Essa segunda etapa passará por um crivo da banca avaliadora para definir um grupo de cada escola para concorrer na última etapa.

A etapa final é a competição entre as escolas, que acontecerá no Tech Conference, sediado no Hub Fucape no dia 24 de julho. O desafio é apresentar a melhor proposta, afinal, o grupo ganhará uma visita guiada a ambientes inovadores em São Paulo.

A primeira mentoria foi realizada na manhã da última sexta-feira (7) no Darwin da unidade do município da Serra e contou com a presença dos professores João Victor Santos, Lara Sepulcri, Raphael Maleque e da estudante Luana Galvani. Na atividade, o brainstorming serviu como um guia para que os estudantes pudessem identificar as principais dores do mercado.

Durante a manhã de segunda-feira (10) foi a vez dos estudantes do Darwin da unidade de Guarapari receberem os professores João Victor Santos, Silvania Nossa, Vitor Azzari e da estudante Karen Rangel. Em entrevista, o professor João Victor Santos destacou a qualidade dos projetos e ressaltou as ideias disruptivas que têm surgido nos encontros.

Em seguida, os alunos do Darwin de Vila Velha e de Vitória estiveram no Hub Fucape para debater as propostas iniciais na tarde de quarta-feira (12). Na ocasião, a professora Nadia Cardoso junto com os professores Felipe Ângelo e João Victor Santos foram responsáveis pela mentoria.

dia 12 - Fucape Business School
O professor João Victor Santos dá mentoria no Hub Fucape para os alunos do Darwin.

As propostas dos alunos da Escola São Domingos, localizada em Vitória, serão orientadas na tarde desta sexta-feira (14) pela expertise das professoras Rozélia Laurett, Lívia Cani e Marcia D’Angelo. A organização do hackathon foi realizada pelos professores Vitor Azzari, Márcia d’Angelo, João Victor Santos e Rozélia Laurett.

Camilla Lemos

Comunicação Fucape

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn