A primeira edição do hackathon “Empreendendo com Impacto” promovido pela Fucape Business School está movimentando alguns estudantes do ensino médio de colégios como o Darwin e a Escola São Domingos para proporem um negócio que gere valor social para o estado do Espírito Santo. A edição foi organizada pelos professores da Fucape e ocorre em três etapas. Todos os estudantes estão competindo pela melhor proposta, que ganhará uma viagem para visitar os principais Hubs de inovação em São Paulo.
Com a combinação entre hack (programar) e marathon (maratona) é que surge o termo hackathon, um ambiente ideal para o desenvolvimento da inovação e da resolução de problemas no mercado de trabalho. Dessa forma, os professores da Fucape que estão no projeto são responsáveis por uma mentoria altamente qualificada para que os alunos possam desenvolver a ideia na sede da própria escola.
Os estudantes que estão competindo no hackathon são desafiados a conectar empreendedorismo, inovação e finanças. Após a mentoria dos professores, que é a primeira etapa, eles devem enviar vídeos entre dois e cinco minutos com um pitch sobre o modelo de negócio proposto a partir de diferentes metodologias de negócios, como o Canvas. Essa segunda etapa passará por um crivo da banca avaliadora para definir um grupo de cada escola para concorrer na última etapa.
A etapa final é a competição entre as escolas, que acontecerá no Tech Conference, sediado no Hub Fucape no dia 24 de julho. O desafio é apresentar a melhor proposta, afinal, o grupo ganhará uma visita guiada a ambientes inovadores em São Paulo.
A primeira mentoria foi realizada na manhã da última sexta-feira (7) no Darwin da unidade do município da Serra e contou com a presença dos professores João Victor Santos, Lara Sepulcri, Raphael Maleque e da estudante Luana Galvani. Na atividade, o brainstorming serviu como um guia para que os estudantes pudessem identificar as principais dores do mercado.
Durante a manhã de segunda-feira (10) foi a vez dos estudantes do Darwin da unidade de Guarapari receberem os professores João Victor Santos, Silvania Nossa, Vitor Azzari e da estudante Karen Rangel. Em entrevista, o professor João Victor Santos destacou a qualidade dos projetos e ressaltou as ideias disruptivas que têm surgido nos encontros.
Em seguida, os alunos do Darwin de Vila Velha e de Vitória estiveram no Hub Fucape para debater as propostas iniciais na tarde de quarta-feira (12). Na ocasião, a professora Nadia Cardoso junto com os professores Felipe Ângelo e João Victor Santos foram responsáveis pela mentoria.
As propostas dos alunos da Escola São Domingos, localizada em Vitória, serão orientadas na tarde desta sexta-feira (14) pela expertise das professoras Rozélia Laurett, Lívia Cani e Marcia D’Angelo. A organização do hackathon foi realizada pelos professores Vitor Azzari, Márcia d’Angelo, João Victor Santos e Rozélia Laurett.