Notícias e Eventos


Oportunidade no exterior: Fucapeana destaca-se no mercado da Espanha

Publicação: 22/02/2021

Em meios aos desafios de um novo país e, ainda, durante a pandemia, a Fucapeana Isis Comério conquistou, em 2021, a vaga de Financial Controller da Allianz Technology, uma multinacional alemã no setor de tecnologia, localizada na Espanha.

De acordo com Isis, mesmo sendo estrangeira, a experiência acadêmica da FUCAPE somada a sua experiência profissional, permitiram a construção de um sólido currículo competitivo no mercado europeu.

Isis (2)

“No momento em que recebi a oferta da Allianz, eu já estava trabalhando como Financial Controller em uma empresa de outsourcing, em Barcelona. Fui contatada por uma headhunter, no LinkedIn, e quando li a descrição da vaga, vi que se encaixava perfeitamente com minhas habilidades e minha experiência. A situação curiosa é que quando me mudei para Barcelona, eu vi o prédio da Allianz, que fica no bairro onde eu moro, e pensei ‘ainda vou trabalhar lá um dia’. Mesmo que eu não tenha me planejado para trabalhar lá, essa oportunidade chegou até a mim e fiquei muito feliz, pois admiro muito a empresa e seu propósito”, disse Isis.

A Fucapeana aprendeu diversas lições durante sua carreira. Por exemplo, entender que sucesso é a combinação de preparação e oportunidade. Foram muitos anos de estudo de inglês, cursos para desenvolvimento técnico e linguagens de programação.

“Decidi pedir demissão do meu emprego no Brasil e me mudar para Espanha porque meu esposo recebeu uma oferta de trabalho da Universidade de Barcelona. Considerei que esse seria um bom momento para fazer a transição para uma carreira internacional. Logo que cheguei fiz aulas de espanhol e me adaptei rapidamente, pois a cultura da Espanha é muito próxima à cultura do Brasil, principalmente quando comparada a outras culturas de países europeus”, ponderou.

Trajetória acadêmica e profissional

Isis é natural de Colatina, no Espírito Santo, e formada em Ciências Contábeis, pela Fucape. Durante a faculdade, participou de diversas iniciativas, como assistente de pesquisa e monitora voluntária de Estatística. Por meio da Instituição, conseguiu uma bolsa de estudos para estudar por um ano na University of Arkansas, nos EUA.

“Foi uma experiência incrível e enriquecedora. Ao voltar para o Brasil, passei no processo seletivo de trainee da PwC no RJ e atuei lá por 3 anos como Consultora de Finanças. Da PwC fui para Lojas Leader, onde em menos de 2 anos fui promovida de Analista Sênior de Controladoria à Coordenadora de CSC Financeiro. Decidi me mudar para Espanha no final de 2019. Primeiro trabalhei em uma multinacional francesa e depois recebi a oferta da Allianz Technology”, afirmou.

Isis (4)

Conselho para Fucapenaos

“Aproveitem todas as oportunidades oferecidas pela Fucape: iniciação científica, Fucape Júnior, monitoria (seja participando como aluno ou se oferecendo como monitor voluntário) e sempre busque ir além. A Fucape conta com profissionais incríveis e recomendo que aproveitem ao máximo esse período para se desenvolver, experimentar e criar laços, construindo seu networking. Aproveite esse tempo também para se aprimorar no Excel e no inglês, duas habilidades extremamente requisitadas no mercado. Mesmo que você não vá utilizar o inglês no seu dia a dia de trabalho, saber falar inglês te abre um mundo de possibilidades, como cursos, livros e vídeos disponíveis somente em inglês. Finalmente, talvez o conselho mais importante que eu daria seria: vá sempre além daquilo que é esperado de você. Eu sempre tive proatividade no meu trabalho e quando gerenciei uma equipe, eu valorizava aqueles que, mesmo não sendo os melhores tecnicamente, sempre estavam dispostos a tentar algo novo, focar na solução e sair da mesmice. Isso, acima de tudo, é o que destaca um profissional dos demais”.

Daniel Alencastre
Comunicação FUCAPE