Notícias e Eventos


O gosto amargo da inflação – ES Brasil/ Prof.ª Dr.ª Arilda Teixeira

Publicação: 19/11/2021

O mercado deu sequência ao aumento das expectativas para a inflação mais uma vez neste ano, ao mesmo tempo em que continuou a ver crescimento menor da atividade econômica para 2022. Segundo o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neves, a alta da inflação deve ter chegado ao pico – seu maior nível – em setembro.

“Nós entendemos que, em termos de inflação de 12 meses, setembro deve ser o pico. A gente ainda tem uma inflação alta em setembro”, disse Campos Neves, em palestra na Associação Comercial de São Paulo.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial no país, chegou a 1,14% em setembro. A taxa é superior ao resultado de 0,89% de agosto e a 0,45% de setembro do ano passado. Com o resultado, a prévia da inflação oficial acumula taxas de 7,02% no ano e de 10,05% em 12 meses.

Para entender como essa conta fecha – e se fecha -, o portal ES Brasil conversou com a economista Arilda Teixeira, para explicar um pouco sobre o contexto “economia x inflação”. Confira!

Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.