EnglishPortugueseSpanish

Mentora internacional, Fucapeana dá dicas de como começar a empreender

Sarah

O empreendedorismo teve algumas mudanças com a pandemia, por isso a expectativa para os próximos anos, caso tudo se estabeleça, é de que ocorra um forte trabalho remoto, a monetização de conhecimentos básicos, além dos ultra-nichos, que estão ganhando força em várias áreas.

Para entender melhor sobre empreender, a Fucapeana Sarah Venturim Lasso, esclarece dúvidas a respeito do assunto.  

No empreendedorismo desde 2012, Sarah é mentora internacional, pós-doutoranda da FUCAPE, doutora em Management Engineering (Engenharia da Gestão) pela DTU – Technical University of Denmark. E, atualmente reside em Copenhage, na Dinamarca. Sarah possui duas startups, é cofundadora da BlueBenu e fundadora da The Valkyrie Endeavour.

“Uma das primeiras coisas é conhecer o mercado, definir quem é o público-alvo e como fazer um MVP [mínimo produto viável]. O desafio é que muito empreendedor entra sem conhecer o mercado, não entende as dinâmicas e não sabe quem é sua persona. Acaba achando que o mercado está saturado e que o empreendedorismo não é para ele”, explica Sarah.

Para pessoas que estão com à vontade de se tornarem donos dos seus próprios negócios, seguem algumas dicas para iniciar o negócio do zero. Veja abaixo:

1 – Entenda o Mercado

Entenda bem o mercado, defina e analise seu posicionamento. Por exemplo: quer vender joias? Vai para o posicionamento de semijoias de luxo ou bijus populares? São posicionamentos de mercado diferentes e com públicos diferentes.

Aproveite que tem muita ferramenta, informação e cursos online gratuitos para conhecer mais o mercado que deseja entrar. 

2 – Área para o empreendedor

Há diversas formas para o futuro empreendedor escolher a sua área de atuação. “As duas formas mais populares são por paixão ou por dinheiro. Tem empreendedor que gosta de trabalhar com as áreas que tem paixão e tem empreendedor que prefere trabalhar com os nichos e subnichos que estão quentes no mercado”, revela Sarah.

3 – Analise o mercado

As pessoas interessadas em empreender devem se preparar e analisar o mercado por meio da pesquisa.

“Pesquise o mercado, os concorrentes, o comportamento do público-alvo. Veja como o mercado está tanto no Brasil quanto no exterior. Com a internet, o empreendedorismo não tem mais fronteiras”, reforça a mentora internacional.

4 – Habilidades empreendedoras do futuro

Sarah pontua quatro habilidades que os empreendedores devem desenvolver e que serão esperadas nos próximos anos: Inteligência emocional, Autoliderança, Gestão de Crise e Análise de Tendências. 

Daniel Alencastre
Comunicação FUCAPE

Comunicação Fucape

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

ESPÍRITO SANTO
Avenida Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória – ES, CEP: 29.075-505
Rio de Janeiro
R. da Assembleia, 100, 3º andar – Centro Rio de Janeiro /RJ – CEP: 20011-904
BRASÍLIA
Pátio Brasil Shopping – Asa Sul, Brasília – DF, 70740-610
MINAS GERAIS
Rua Leopoldina, 607 A, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-230
MARANHÃO
Av. dos Holandeses, 1166-1184 – São Marcos, São Luís – MA, 65071-380

Fucape Pesquisa e Ensino SA – 06.105.333/0001-61 | Fucape Fundação de Pesquisa e Ensino – 03.812.374/0001-08 | Instituto Fucape de Tecnologias Sociais – 20.317.623/0001-08

Skip to content