Uma experiência que transformou aprendizado teórico em compreensão concreta das decisões que moldam o país

O que realmente molda o cenário econômico do Brasil? Para responder a essa pergunta, estudantes da Fucape Business School embarcaram em uma jornada rumo a Brasília, vivendo uma imersão exclusiva nas instituições que definem os rumos da política fiscal e monetária do país.
A experiência levou os fucapeanos ao coração das decisões do país, com visitas ao Banco Central do Brasil, à Secretaria do Tesouro Nacional, à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e ao Congresso Nacional. Em cada parada, os alunos ampliaram sua compreensão sobre como as políticas públicas se transformam em ações concretas, influenciando diretamente o setor produtivo, as finanças públicas e o desenvolvimento da sociedade.
A experiência levou nossos fucapeanos ao coração das decisões do país, com visitas ao Banco Central do Brasil, à Secretaria do Tesouro Nacional, à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e ao Congresso Nacional. Em cada parada, os alunos ampliaram sua visão sobre como a política monetária e fiscal ganha forma no dia a dia, influenciando o setor produtivo, as finanças públicas e o desenvolvimento da sociedade.
“Foi uma experiência transformadora. Ao conversar com técnicos do Tesouro e do Banco Central, conseguimos entender, de maneira concreta, como temas que estudamos em sala, como por exemplo metas fiscais e gestão da dívida, acontecem na prática. Voltamos com um novo senso de propósito e responsabilidade pública”, destacou André Tito, aluno de economia e presidente da Fucape Finance League.
Durante a imersão, o grupo participou de palestras e debates sobre o funcionamento do COPOM e do sistema Pix, discutiu os desafios da reforma tributária e o futuro do endividamento público e viveu um momento marcante ao conversar com o Diretor do Banco Central, Ailton de Aquino Santos,sobre autonomia institucional e inovação financeira.
Formar líderes é abrir portas para o futuro!
Nossos alunos vivenciaram o Brasil em movimento. A viagem a Brasília foi um convite para enxergar o país pelos olhos de quem o faz acontecer, consolidando o propósito da Fucape de unir excelência acadêmica, experiência prática e compromisso com o futuro.
“Mais do que uma visita técnica, foi uma verdadeira aula sobre o papel das instituições no equilíbrio da economia. Essa vivência reflete o compromisso da Fucape em formar líderes com visão crítica, domínio técnico e capacidade de transformar conhecimento em impacto real”, ressaltou o professor Eduardo Araújo, coordenador da atividade.
Com iniciativas como essa, a Fucape reafirma sua missão de levar o conhecimento além da teoria, preparando líderes que pensam, decidem e transformam o futuro dos negócios.