Notícias e Eventos


HUB FUCAPE: Startup é selecionada para maior conferência de tecnologia do mundo

Publicação: 08/09/2021

Web Summit, considerado a maior conferência anual de tecnologia do mundo, contará com a presença de uma empresa capixaba. A Grupfy, startup responsável pela criação de uma plataforma para gestão e geração de resultados para comunidades,  foi selecionada para participar do evento que ocorrerá em Portugal, no mês de novembro.


Segundo o co-fundador da startup, Renzo Colnago, a possibilidade de mostrar um produto capixaba para o mundo é uma grande oportunidade de expansão do negócio além de gratificante para a equipe. “A pluralidade de ter uma outra abordagem de outros povos e outras culturas sobre o que você está fazendo é importante para a adequação do produto”, afirmou o empresário.


Nascida no Espírito Santo, a Grupfy criou uma plataforma capaz de unir em um só lugar todas as ferramentas para gerir comunidades como empresas, associações de moradores, faculdades, entre outros tipos de grupos. Algumas das funcionalidades do software incluem website integrado, com informações da associação, publicação de notícias e comunicados, realização de enquetes e votações, criação e gestão de eventos, além do gerenciamento de pagamentos.


Tendo a ousadia de mergulhar em um mercado já dominado por empresas grandes e famosas entre os consumidores, Renzo admite que é um grande desafio fortalecer o nome de uma plataforma e fazê-la ser utilizada e vista como uma solução no cotidiano das pessoas, mesmo diante de outras opções.“É preciso trazer uma solução inovadora que caia no gosto das pessoas e, ao mesmo tempo, que consiga romper a barreira das grandes techs, como o conglomerado do Facebook e o Google. Hoje, conseguir desenvolver uma tecnologia, uma plataforma social, e, ao mesmo tempo, colocar ela à luz do sol é o principal desafio”, explicou.

Renzo2 Easy Resize.com

Definido pela revista Forbes como a melhor conferência de tecnologia do planeta, o Web Summit surgiu em 2009 em Dublin, na Irlanda, mas passou a ser realizado anualmente em Lisboa, Portugal, a partir de 2016. O evento atrai em média 70 mil pessoas de todo o mundo, reunindo startups, líderes da política e grandes empresas.


Classificada na conferência internacional na categoria BETA, divisão voltada especialmente para empresas lançadas com sucesso, a equipe da startup capixaba tem a certeza que participar de um evento dessa magnitude será uma vitrine para expandir os negócios.“É uma chancela bacana. Passar pelo BETA vai nos dar um pouco mais de ‘musculatura’ do que temos que fazer e como temos que validar o produto. Afinal, quando falamos de desenvolver um produto inovador é muito sobre o quanto você está chegando próximo de uma solução que faz sentido para o mercado”, ressaltou Colnago.


Para acelerar o projeto, a parceria com a academia foi essencial. A startup encontra-se incubada no HUB da FUCAPE Business School, em Vitória, e recebeu um aporte financeiro da instituição. A startup ainda conta com a expertise dos alunos da Instituição, que trazem soluções para o empreendedor, a fim de estabelecer a fusão da teoria acadêmica com a prática.
"A parceria com o HUB nos ajuda em validar desafios inerentes ao desenvolvimento do produto e do mercado. Nos dá a oportunidade de elevar o nível das respostas podendo envolver mestres e doutores nas pesquisas aplicadas a nossa jornada de desenvolvimento", finalizou o empresário.

O Web Summit
A conferência acontece de 01 a 05 de novembro em Lisboa, Portugal e voltará a ser presencial pela primeira vez, desde o início da pandemia da Covid-19. Além da capixaba Grupfy, oito empresas brasileiras foram selecionadas para participar até o momento.
Os detalhes da conferência podem ser conferidos no site oficial do evento.

Grupfy
Para mais informações sobre a plataforma e todas as funcionalidades, basta clicar aqui

Patrícia Meireles - Comunicação FUCAPE