Notícias e Eventos


HUB FUCAPE recebe startup que promove e desenvolve regularização fundiária

Publicação: 28/07/2021

Em termos de regularização fundiária no Brasil, estima-se que 50% dos imóveis possuem algum problema de irregularidade, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento Regional divulgados desde 2019. Visando cobrir esta lacuna, nasceu a startup reurBR®.

A startup, que entrou no mês de julho no HUB FUCAPE, trabalha com planejamento e gestão de cidades voltados para o campo da regularização fundiária.

“É um tema estudado no mundo todo, como um dos principais pilares para desenvolvimento econômico e de inclusão social para cidadãos que não possuem seus títulos de propriedade. Essas pessoas não possuem o seu direito real sobre a sua casa ou terreno nas quais estão inseridas”, disse o CEO da reurBR®, Marcelo de Oliveira.

De acordo com Oliveira, a reurbanização é um problema crônico no país desde a década de 60. Ele acrescentou ser um problema de difícil solução pelo setor público, é um processo lento e moroso.

A reurBR® visa trabalhar todas as etapas do processo de regularização fundiária, desde o momento de identificação da área até o momento da entrega do título e registro no cartório.

“Executamos e testamos esse projeto no interior do Espírito Santo, na cidade de Montanha. O processo de regularização, que costuma demorar cerca de 540 dias, nós conseguimos fazer em 60 dias”, explicou o CEO da reurBR®.

Benefícios para cidadãos

O projeto permite que “pessoas de regularização de interesse social”, ou seja, famílias de baixa renda que recebem até cinco salários-mínimos, sejam inseridas no mercado formal de titularidade e propriedade. Para isso, essas famílias não podem possuir outras propriedades dentro da cidade.

“A gente ajuda a inserir essas famílias no mercado formal, permitindo que o poder público possa fazer intervenções urbanas de melhorias em ambientes insalubres. Além disso, o projeto impacta na valorização do terreno, na segurança jurídica, além de permitir o acesso a crédito, dentre outros benefícios para esses cidadãos”, concluiu Oliveira.

A partir de agora, a startup está em processo de expansão para outros municípios do Espírito Santo e também para outras cidades fora do estado.

O coordenador do Hub Fucape Paulo Victor Novaes parabenizou o projeto e complementou.

“Esperamos contar com o know-how do Marcelo na nossa rede de empreendedores. A reurBR® é mais um exemplo de iniciativa com forte apelo popular. Vejo um potencial gigantesco de penetração social em todo o país em um curto espaço de tempo”.

Daniel Alencastre 
Comunicação FUCAPE