Notícias e Eventos


Gestão de Carreiras assessora Fucapeanos ao mercado de trabalho

Publicação: 04/09/2020

De acordo com a supervisora do Desenvolvimento Humano Integral (DHI) da FUCAPE, Ana Carolina Carvalho, o Gestão de Carreiras é uma frente de assessoria ao aluno para o mercado de trabalho - um dos eixos do Programa DHI.

A equipe do DHI é altamente qualificada e composta por um time de psicólogos, que está alinhada com as demandas do mercado e em contato direto com grandes empresas. A equipe orienta seja no início de um estágio, da recolocação tão almejada ou até mesmo dar um upgrade na carreira

Ana Carolina ressaltou que o Gestão de Carreiras se mantém ativo na manutenção do relacionamento com o mercado, além de fazer a prospecção de novas parcerias com empresas.

“Também mantemos a orientação aos alunos na produção curricular, no mapeamento de perfil comportamental, fazendo um trabalho de assessment, e constante e intensa mediação entre o discente e as empresas”, concluiu a supervisora.

Para a assistente de Desenvolvimento Humano, Kaíza Donadia, dentre os feedbacks importantes que o DHI recebe das empresas parceiras e dos próprios Fucapeanos, é como o Gestão de Carreiras intensifica e corrobora a missão enquanto Instituição (FUCAPE) que é fomentar e multiplicar conhecimentos para o desenvolvimento humano e a transformação social e ética.

“Com o trabalho de assesment construído pelo DHI, em atividades como as Imersões Profissionais e visitas técnicas, trazemos a possibilidade do aluno conhecer as mais variadas frentes de atuação profissional. Então, conseguimos linkar as hards e softs skills, preparando o Fucapeano de maneira holística para atender as demandas do mundo organizacional e também proporcionar maior entendimento sobre os cenários que pode produzir ao longo de sua trajetória profissional”, disse Kaíza.

Dicas para os Fucapeanos

O Fucapeano Lauro Campos da Rocha, que recentemente ingressou como contador sênior no Grupo Águia Branca, por meio do Gestão de Carreiras, deu algumas dicas para as pessoas que estão interessadas em se destacar no mercado.

“Primeiro de tudo é buscar ter consigo um modelo de educação continuada. O mercado de trabalho está carente de mão de obra qualificada. Sempre que possível buscar se especializar na sua área, que pode ser desde um curso de MBA, educação executiva, idiomas, webinars ou qualquer outro meio”, ponderou Lauro.

As psicólogas do DHI, Ana Carolina Carvalho e Kaíza Donadia, reforçaram a importância de que os Fucapeanos devem manter o currículo e os dados de contato atualizado no Portal do Gestão de Carreiras (localizado no próprio site da FUCAPE).

“Aos discentes, alunos ou ex-alunos da FUCAPE, quer estejam iniciando a carreira, quer estejam em nível alto de maturidade profissional, mas desejam novos desafios, usufruam do Gestão de Carreiras, no site: http://fucape.curriculum.com.br/. Mantenham o currículo sempre atualizado e fiquem atentos às oportunidades divulgadas em nosso Portal”, aconselhou Ana Carolina.

A supervisora ainda explicou que algumas posições estratégicas demandadas pelas organizações, nem sempre podem ser divulgadas no Portal, tramitando de maneira sigilosa.

“A partir do perfil da vaga, buscamos os alunos que estão alinhados à posição disponível e, com isto, podemos abordar o Fucapeano num trabalho similar ao hunting [processo de busca do perfil]. Por isso, a importância em manter o currículo atualizado e o relacionamento com nossa IES”, Ana Carolina.

Daniel Alencastre
Comunicação FUCAPE