Notícias e Eventos


Fucapeano ganha prêmio de melhor trabalho no Adcont 2019

Publicação: 01/03/2020

O mestre em Administração e Ciências Contábeis pela FUCAPE Maranhão, Áquilla Cerqueira e Lima, ganhou o Prêmio de Melhor Trabalho da Divisão de Ciências Contábeis, no X Congresso Nacional de Administração e Contabilidade (AdCont) 2019.

Áquilla levou o prêmio com o artigo “Determinantes da Legibilidade dos Relatórios de Auditória no Brasil”, que contou com a participação da professora e doutora da Instituição, Neyla Tardin - coautora do artigo e orientadora de Áquilla durante o período de mestrado.  

“Comecei a ler artigos com o assunto e percebi que no Brasil o estudo é ainda muito incipiente. Delimitei o estudo sobre a legibilidade dos relatórios de auditoria no Brasil, investigando seus determinantes”, disse o Fucapeano.

De acordo com Áquilla, a motivação é ainda maior por se tratar de um assunto novo no Brasil, um ambiente imerso em informações assimétricas e com ampla possibilidade de averiguar a clareza das comunicações dos relatórios financeiros.

“Os resultados mostraram que há indícios de que o ‘tamanho’ das empresas influenciam numa relação direta a legibilidade dos relatórios de auditoria, assim como a variável ‘Tenure’ [tempo de relação auditor x firma], que também se apresenta como determinante numa relação direta”, explicou.

Conquista

“Me senti muito feliz. Realmente gratificado. Não imaginei a possibilidade de premiação em momento algum. É como se fosse um reforço positivo, motivador, para buscar novas experiências com o artigo. Muito grato a Deus, pela condição de estudo, à esposa e filhos pelo apoio constante, e também à orientadora Neyla Tardin, que acreditou no trabalho e foi uma bússola para chegar até aqui”, revelou Áquilla.

Daniel Alencastre
Comunicação FUCAPE