Fucapeano é o primeiro do Brasil a concluir Doutorado Profissional na área de Contabilidade

Fucapeano é o primeiro do Brasil a concluir Doutorado Profissional na área de Contabilidade
A banca aconteceu de forma telepresencial e foi assistida por mais de 80 pessoas.

O Fucapeano João Eudes é o primeiro do Brasil a concluir um Doutorado Profissional na área de Ciências Contábeis. O feito inédito aconteceu no último dia 27 de abril, quando a tese defendida pelo professor foi aprovada.

Com o tema “CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: diretrizes para implantação no Brasil, sistematização no mundo, e proposta de um software de apuração”, a tese foi desenvolvida pelo doutorando e também professor da FUCAPE, com a orientação do diretor-presidente da instituição, prof. Dr. Valcemiro Nossa.

Tendo acontecido de forma telepresencial, a banca durou cerca de 3 horas, com pronunciamento e debates, sendo assistida por mais de 80 pessoas. Estiveram entre os examinadores professores da Fucape, além de nomes como Dr. Jorge Renato de Souza Verschoore, professor da Unisinos e representante da área na CAPES, e Dr. Victor Branco de Holanda da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“Por ter sido a primeira tese do programa de doutoramento profissional do Brasil (área de contabilidade), acho que contribuiu para muitos colegas que estão cursando o Doutorado, além de interessados no curso. Fiquei muito feliz”, afirmou Eudes.

Fucapeano é o primeiro do Brasil a concluir Doutorado Profissional na área de contabilidade
Prof. Dr. João Eudes é o primeiro a defender uma tese de Doutorado Profissional na área de contabilidade. Foto: Arquivo Pessoal. 

A tese 

A pesquisa desenvolvida apresenta um software do tipo website responsivo para fins de apuração e gestão de custos nos segmentos da administração pública, de forma integrada com as principais informações e dados oferecidos pelos órgãos públicos. Além de ser a primeira banca de Doutorado Profissional na área de Contabilidade do Brasil, o tema em questão foi pouco estudado até hoje, tornando o feito do Fucapeano ainda mais raro e significativo.

“Medir custos dos serviços públicos é papel dos gestores públicos e é bem desafiador, pois, culturalmente, a rotina tem sido a tomada de decisão com base nos relatórios orçamentários (visão de caixa), o gestor acaba deixando de ver outras variáveis financeiras e econômicas. Os resultados apresentados na tese promovem uma combinação de produtos e informações úteis para a administração pública nacional e internacional que carecem de ferramentas de orientação mais práticas”, explicou o professor.

O primeiro curso do Brasil  

Como primeira instituição do Brasil a oferecer um Doutorado Profissional em Ciências Contábeis, a Fucape dispõe de profissionais que são referência no mercado, ensino de excelência e estrutura atualizada para quem deseja se especializar na área.

O prof. Dr. João Eudes aconselha que os futuros doutorandos aproveitem dos recursos oferecidos pela instituição e iniciem a pesquisa com antecedência, para garantir o sucesso na conclusão da tese.

“A FUCAPE é uma entidade de ensino de excelência, a estrutura e os professores são de alta qualificação, o que possibilita ao aluno a realização de seu curso com tranquilidade. Recomendo aos colegas que definam, o mais rápido possível, o tema de pesquisa e comecem a trabalhar, um pouquinho a cada dia, nas atividades necessárias. Não deixe para trabalhar de “última hora”, os riscos são grandes. Se você trabalha com antecedência e continuadamente, as possibilidades de sucesso são grandes”, finalizou.

Clique aqui e saiba mais sobre o Doutorado Profissional da Fucape!

Patrícia Meireles

Comunicação Fucape

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn