Desde setembro, a Fucape Business School abriu as portas para os estudantes de ensino médio de todo o Espírito Santo para uma imersão no ambiente acadêmico e no mundo do empreendedorismo. O objetivo é despertar o interesse pelos negócios por meio de um hackathon, competição na qual os jovens precisam criar uma empresa real, levando em conta os principais desafios do mercado. Durante o momento, o Desenvolvimento Humano Integral (DHI) e os professores de cada curso de graduação promovem dinâmicas com mesa redonda, brainstorming e pitch com os alunos.
Entre as propostas apresentadas, estão soluções para coleta de resíduos, moradias acessíveis para universitários, melhorias para mobilidade urbana e outras.
Até o momento, já foram recebidos 8 colégios da rede pública e privada, sendo eles: Colégio Marista Nossa Senhora da Penha (Vila Velha), Centro Educacional Linus Pauling (Serra), EEEM Ormanda Gonçalves (Vila Velha), Escola Americana de Vitória (Vitória), Colégio Ouse (Linhares), EEEM Prof. Renato José da Costa Pacheco (Vitória), SESI (Vitória) e Escola Madan (Vitória).
Até o final de outubro, receberemos mais escolas para participarem dessa experiência.
De cada escola, sairá um (1) modelo de negócio vencedor para competir com os demais ganhadores que também estão no Fucape Experience. A grande final do Hackathon Fucape ocorrerá no dia 23 de novembro, em Vitória (ES).
* Com informações de Nathália Gomes.