Notícias e Eventos


FUCAPE realiza congresso de pesquisas tecnológicas em negócios e promove debate entre empresários e pesquisadores

Publicação: 15/12/2021

Entre os dias 08 e 11 de dezembro, aconteceu na FUCAPE Business School o B-tech Congress, o Primeiro Congresso de Pesquisas Tecnológicas em Negócios. Contando com o apoio de organizações públicas e privadas, o congresso estimulou o debate entre academia e mercado, reunindo grandes nomes dos negócios, autoridades, além de pesquisadores, estudantes e professores.  

“Tradicionalmente existe uma separação entre teoria e prática, que significa que o pesquisador não conversa com profissionais do mercado. A ideia foi justamente aproximar esses dois lados com trabalhos de pesquisa aplicados à realidade. Não são trabalhos teóricos, mas sim trabalhos que propõem soluções aplicadas para as empresas. Esse foi o grande objetivo do Congresso e foi cumprido com excelência”, afirmou o Prof. Dr. Emerson Mainardes, Coordenador Geral do B-tech Congress. 

Coordenador Geral Do B Tech Congress Prof Dr Emerson Mainardes 2Coordenador Geral do B-tech Congress, Prof. Dr. Emerson Mainardes.

 

Durante os quatro dias de evento, foram realizadas palestras com profissionais do mercado, acadêmicos e autoridades. Também aconteceram mesas redondas sobre empreendedorismo, inovação, mercado financeiro, gestão pública, além da apresentação dos artigos participantes do congresso. A ocasião também marcou a etapa final do processo de seleção da nova startup do Hub de Inovação da FUCAPE. 

Um dos muitos destaques do evento, foi a Mesa Redonda em Gestão Empresarial que contou com a participação do Diretor Executivo do Sicoob Central ES, Nailson Dalla Bernardina, o CEO da Comprocard, Wilson Richa Júnior, o Controller da Arcelor Mittal, Paulo Wanick, Ceo do Extrafruti, Leonardo Venâncio Lourenço e o professor da FUCAPE, Dr. Talles Vianna Brugni.  

Fucape 08 12 9660 9488322Diretor Executivo do Sicoob Central ES, Nailson Dalla Bernardina ao microfone, ao lado do CEO da Comprocard, Wilson Richa Júnior, Controller da Arcelor Mittal, Paulo Wanick e o Ceo do Extrafruti, Leonardo Venâncio Lourenço.

 

A ex-secretária Executiva do Ministério da Fazenda e Diretora de Macroeconomia do Santander, Ana Paula Vescovi, também participou de um diálogo com a economista e professora da FUCAPE, Drª Arilda Teixeira, sobre o impacto dos cenários econômicos na inovação empresarial. Durante a conversa, Vescovi destacou a importância da diversidade dentro das empresas e falou sobre os desafios gerados pela pandemia, que podem ser um impulso para boas mudanças. 

 “As pandemias não significaram a ruptura nas tendências da economia global, pelo contrário, elas aceleraram o desenvolvimento dessas tendências, e nós podemos observar isso quando analisamos as grandes pandemias da história”, afirmou Vescovi.  

Em uma mesa redonda sobre o papel da gestão pública nas inovações empresariais, estiveram presentes o Fundador da FUCAPE e Secretário da Fazenda da Prefeitura de Vitória, Aridelmo Teixeira, o superintendente da Controladoria Regional da União, Ricardo Plácido, professor João Eudes Bezerra Filho, representando o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e Alexsander Binda do Tribunal de Contas do Espírito Santo.  

Desafios da Inovação 

Um dos temas centrais do B-tech Congress, foram as discussões na área de empreendedorismo e startups. No diálogo sobre os desafios da inovação, representantes do Base27, Hub da Vale, Findeslab, Brooder, Stars Aceleradora e do Hub FUCAPE falaram um pouco sobre o funcionamento de cada uma dessas iniciativas e avaliaram o ecossistema de inovação capixaba.  

“Por serem muito novas a maioria das iniciativas, nós ainda estamos nos entendendo e entendendo melhor nosso papel. Hoje está muito mais fácil compreender o que cada um faz e como nos conectar. Eu sou otimista e vejo um futuro cada vez melhor, cada vez mais integrado, esse é o desafio”, pontuou Naiara Galliani, Gerente de Inovação do FindesLab. 

A nova startup do Hub FUCAPE 

Em um jantar de gala realizado no auditório da FUCAPE, na sexta-feira (10), foram anunciados os quatro artigos premiados pelo congresso e, para a surpresa dos empreendedores participantes do processo de seleção, foi anunciada não apenas uma, mas duas startups contempladas com um aporte de R$100 mil e a incubação no Hub da instituição: A RefilMe e a AUIMParking.  

“O legado do congresso é enorme. De uma forma bastante coesa, o time da Fucape conseguiu entregar uma estrutura excelente, criando um ecossistema bastante favorável para o debate e exposição de novas ideias. Os participantes receberam conteúdos de alto nível, e acredito terem presenciado momentos marcantes”, afirmou o Coordenador de Graduação e do Hub FUCAPE, prof. Paulo Victor Novaes.  

Fundador Da Fucape Aridelmo Teixeira E Coordenador Do Hub Fucape Paulo Victor Novaes Com As Fundadoras Da Startup RefilmeFundador da FUCAPE, professor Aridelmo Teixeira e Coordenador do Hub FUCAPE Paulo Victor Novaes, com as fundadoras da Startup RefilMe, vencedora do processo seletivo.

Com o sucesso da iniciativa, uma nova edição do B-tech já está garantida para 2022. 

“A expectativa é que o congresso se consolide como um canal de comunicação entre academia e mercado e como fonte de soluções para os mais variados problemas que existem dentro da área de negócios. Temos certeza que ano que vem o B-tech será um grande sucesso em maior proporção e com maiores impactos”, finalizou Emerson Mainardes.  

Para conferir a Galeria de Fotos do B-tech Congress, clique aqui.

Fotos: Jackson Gonçalves.

Patrícia Meireles

Comunicação FUCAPE