Notícias e Eventos


FUCAPE Júnior recebe o deputado federal, Felipe Rigoni

Publicação: 05/04/2021

Fucape Júnior E O Deputado Federalfelipe Rigoni

O diretor-presidente da FUCAPE, Prof. Dr. Valcemiro Nossa e o coordenador da graduação e do HUB Fucape, Prof. Paulo Victor Novaes receberam o deputado federal Felipe Rigoni para um bate-papo online com os alunos, durante a primeira reunião da FUCAPE Júnior, em 2021.

A reunião aconteceu na última terça-feira, 30 de março.  

O deputado iniciou sua vida acadêmica em 2009, no curso de Física, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Em 2010, ele transferiu a matrícula para o curso de Engenharia de Produção. No mesmo ano, ao voltar de um intercâmbio, ele entrou na Projet, empresa Júnior da UFOP. Em 2012, em um período crítico, com greve e saída de vários membros, incluindo o presidente, Rigoni se tornou presidente interino.

O deputado contou que, nesse período, eles identificaram fragilidades no portfólio, e então ampliaram a fama de serviços oferecidos. Além dessa mudança, em 2013, a empresa melhorou sua equipe comercial, fechando novos contratos, aumentando o faturamento em mais de 16 vezes. Nos anos seguintes, Rigoni foi eleito Presidente da Confederação Mineira de Juniores, e depois Presidente da Confederação Brasileira.

Questionado pelos alunos sobre o efeito da participação na empresa júnior na vida política, o deputado foi enfático ao mencionar que “a empresa júnior me deu senso de propósito de mudança”. Foi lá também que ele teria aprendido a elaborar “projetos bem estruturados”, além do “espírito de liderança”.

Rigoni ainda reforçou que foi graças empresa júnior que construiu o profissional que é hoje.

A reunião contou com mais de 45 alunos interessados em ingressar na nova gestão da empresa. Na oportunidade, o aluno Victor Wanderkoken, ex-diretor da Fucape Júnior, também compartilhou sua experiência. Na empresa onde trabalha atualmente, Victor aplica algumas técnicas que aprendeu em sala e praticou durante o período na empresa Júnior. Essas práticas já proporcionaram aumentos significativos na produtividade da empresa.

Em 2021, a Fucape Júnior terá o desafio de atuar como um Centro de Serviços Compartilhados (CSC), atendendo também demandas específicas das empresas incubadas no Hub Fucape. Essa interação tende a gerar valor para as empresas, e principalmente, agregar conteúdo e experiência para os alunos.