Fucape inova com 1ª disciplina de ESG baseada em relatórios globais  

Disciplina prepara alunos para elaborar, analisar criticamente e implementar relatórios de sustentabilidade que atendam a requisitos normativos e melhores práticas globais 

Uma nova disciplina acadêmica na Fucape está rompendo barreiras ao se destacar como, possivelmente, uma das primeiras do mundo a aplicar de forma abrangente e prática os padrões internacionais de sustentabilidade IFRS S1 e IFRS S2. A disciplina “ESG e Relatórios de Sustentabilidade” foi ministrada para alunos de graduação pelo professor Poliano Bastos. 

Esses padrões foram adotados no país em outubro de 2024, por meio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS).

.

Conexão com o mercado e sustentabilidade global

O Brasil foi o primeiro país a oficializar a adoção desses padrões por meio da Resolução CFC nº 1.710/2023 e da Resolução CVM nº 193/2023. A disciplina está em sintonia com regulamentações do Banco Central (BACEN) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco no mercado de capitais.  

Doutor em Ciências Contábeis e Administração, Poliano Bastos que também integra o Grupo de Trabalho Educacional do CBPS destaca que o objetivo principal das aulas é “preparar os alunos para desenvolver, analisar criticamente e implementar relatórios de sustentabilidade que atendam às exigências normativas e às melhores práticas globais”, diz.  

Entre os frameworks explorados estão GRI, SASB, TCFD e os padrões IFRS/ISSB, que servem como base para as NBC TDS. A iniciativa é um marco na formação de profissionais capacitados para atender às demandas crescentes por práticas empresariais sustentáveis e transparentes. 

.

Atividades e metodologia

Os alunos participaram de atividades práticas baseadas na metodologia PBL (Problem-Based Learning), como: 

Análise de Relatórios Reais: Estudam relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras e internacionais, identificando lacunas em conformidade com as normas NBC TDS e frameworks globais. 

Reestruturação de Relatórios: Aplicam conceitos aprendidos para revisar e otimizar relatórios existentes, garantindo alinhamento estratégico com os padrões ISSB e ODS. 

Debates sobre ESG e Mercado: Discutem casos de greenwashing, inovação e impacto dos relatórios na atração de capital e gestão de riscos empresariais. 

Desenvolvimento de Templates Padronizados: Criam modelos adaptáveis para diversos setores, alinhados às demandas regulatórias e estratégicas. 

Aula ESG Poliano 1 - Fucape Business School
Alunos durante encerramento do semestre com o professor Poliano Bastos

Uso de Inteligência Artificial

    Durante toda a disciplina foi incorporado o uso de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a análise de dados, automatizar processos de verificação de conformidade e fornecer insights avançados na elaboração dos relatórios de sustentabilidade. “Essa abordagem permitiu aos alunos uma compreensão profunda e prática da temática do ESG”, ressalta o professor. 

    Os alunos saem capacitados para: 

    • Integrar informações financeiras e não financeiras nos relatórios de sustentabilidade. 
    • Avaliar riscos climáticos e sociais e sua influência em demonstrações financeiras. 
    • Aplicar ferramentas como análise de materialidade e cenários estratégicos. 
    • Liderar iniciativas de ESG em organizações ou atuar como consultores especializados. 

    Camilla Lemos

    Comunicação Fucape

    Compartilhe

    Facebook
    Twitter
    Pinterest
    LinkedIn