
Inovações voltadas para soluções práticas que impactam a sociedade, marcaram o Fucape Experience com os alunos do Colégio Pio XII. O evento, que teve como objetivo conectar o ensino com o mercado de trabalho, foi marcado por dinâmicas como mesa redonda e desafio voltado para experiência do cliente.
A mesa redonda iniciou com uma conversa enriquecedora sobre as diferentes áreas de atuação profissional, contando com a presença de professores que representaram os cursos de Administração, Contabilidade Global, Economia, Direito e Ciência de Dados para Negócios.
A coordenadora do curso de Direito, Livia Canifoi a primeira a compartilhar sua visão, abordando a importância da interdisciplinaridade no mercado de trabalho.
“O mundo é interdisciplinar, e os profissionais precisam expandir seus conhecimentos para além da sua área específica. A Fucape proporciona essa interação entre diferentes áreas de forma única”, destacou Lívia, enfatizando a importância da troca de saberes entre os cursos.
Já o professor do curso de Economia, Felipe Storch continuou a reflexão sobre a relevância da formação econômica ampla. Ele explicou como os economistas vão além da análise de números, contribuindo para a sociedade ao ajudar empresas e governos a tomar decisões que impactam diretamente o bem-estar social e econômico.
“O economista não apenas analisa números, mas também contribui com a sociedade ao ajudar empresas e governos a tomarem decisões informadas, que impactam diretamente o bem-estar social e econômico”, afirmou Felipe, destacando o papel crucial dos economistas no ambiente financeiro global.
Desafio de Inovação
Para colocar em prática o aprendizado adquirido durante o evento, os alunos participaram de um desafio de inovação. Sob a orientação do professor Poliano Bastos, os participantes foram divididos em grupos e desafiados a criar soluções criativas para grandes empresas, com o objetivo de adaptar produtos ao perfil de diferentes públicos.
Os grupos criaram propostas inovadoras para marcas como Google, Samsung, McDonald’s, Coca-Cola e Amazon, apresentando ideias como o “Google Flux”, um sistema de baixo consumo de memória para jogos, e um celular de luxo da Samsung com integração a casas inteligentes.
Destacou-se a proposta do grupo do McDonald’s, que sugeriu a criação de uma campanha social e ambiental, trocando recicláveis por alimentos, com o objetivo de democratizar o acesso a produtos e serviços alimentícios, que também propôs que a rede de restaurantes abra filiais em regiões periféricas, contribuindo para a geração de emprego e renda.
O desafio, que promoveu a inovação social e ambiental, foi um grande sucesso, com ideias que misturaram sustentabilidade, tecnologia e o entendimento profundo do perfil do consumidor.
Vest Fucape 2026
Já imaginou fazer parte da história da faculdade que é o seu ponto de conexão com o mercado?
O Vest Fucape 2026 já começou e se você busca excelência de ensino e sonha em ser um líder reconhecido, faça a sua pré-inscrição de 18 de agosto a 8 de setembro e garanta 10% de desconto na matrícula. Antecipe-se e receba informações exclusivas assim que o período de inscrições for iniciado.
Reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) como a melhor instituição de ensino superior do Espírito Santo e uma das 10 melhores do Brasil, a Fucape é um centro de excelência voltado à formação de líderes preparados para os desafios do presente e as oportunidades do futuro.