FUCAPE auxilia alunos da graduação na preparação para a carreira por meio do Programa Desenvolvimento Humano Integral (DHI)

Você já pensou ter à sua disposição, na sua faculdade, um setor que lhe ajude desde seu ingresso até a sua alocação no mercado de trabalho, auxiliando no mapeamento de competências, orientando quanto às expectativas do mercado, auxiliando na elaboração do seu currículo e ainda te ajudando a encontrar seu primeiro emprego? Incrível, não é mesmo! Pois saiba que tudo isso existe e está à disposição de todos os alunos da graduação na FUCAPE.

O projeto de Desenvolvimento Humano Integral – DHI, foi desenvolvido pela FUCAPE para ser um programa exclusivo para alunos da graduação com o propósito de auxiliar a acelerar a maturação profissional e a inserção no mercado de trabalho do corpo discente, desenvolvendo, para tanto, competências esperadas no mundo dos negócios, em articulação ao ensino.

Por meio de ações customizadas e atividades diversificadas, de acordo com as carreiras de interesse dos alunos, são desenvolvidas hard e soft skills importantes para atuação em business. E o que seria isso, exatamente? Isso significa que cada aluno é trabalhado individualmente, com mapeamento exclusivo de suas competências, além de verificar o que precisa ser lapidado ao longo de sua jornada acadêmica.

Para isto, o DHI conta com uma equipe de psicólogas e docentes que utilizam ferramentas avançadas na avaliação do perfil cognitivo e comportamental do aluno, modelando atividades de acordo com as necessidades dos discentes. Dentre as ações, estão previstos workshops, visitas técnicas, dinâmicas em sala de aula, webinars e assessoria individualizada. Tudo pensado e direcionado para que os alunos possam acessar o que há de melhor em cada um, respeitando suas individualidades e maximizando suas potencialidades.

De acordo com a psicóloga e Analista de Desenvolvimento Humano da FUCAPE, Kaíza Donadia, o DHI apoia os alunos no aprimoramento de características comportamentais profissionais cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho como, por exemplo, inteligência emocional, resiliência e comunicabilidade.

“O programa tem como objetivo incentivar e antecipar a maturação do aluno, desenvolvendo de maneira articulada competências técnicas e comportamentais. Para tanto, realizamos um trabalho de acompanhamento individualizado, assessment e preparação para ingresso no mercado de trabalho.Além disso, há ações de desenvolvimento coletivo, como por exemplo, as tutorias específicas para desenvolver lacunas de conhecimento matemático e demais disciplinas da grade acadêmica”, afirmou Kaíza.

Kaiza Dsc07674logo (002)Analista de Desenvolvimento Humano da FUCAPE, Kaíza Donadia. 

As temáticas trabalhadas pelo DHI estão ligadas a conteúdos e demandas de mercado, como:

  •  Empregabilidade
  • Empreendedorismo e mundo das startups
  • Finanças e Mercado Financeiro;
  • Sucessão Familiar;
  • Sustentabilidade ambiental e social & ESG;
  • Liderança;
  • Linguagem corporativa;
  • Comunicabilidade;
  • Lógica Aplicada aos Negócios.

Parceira do programa DHI, a UTZ Soluções para Empresas Familiares, que realizou diversas ações na FUCAPE sobre sucessão familiar, é testemunha dos bons resultados da iniciativa. A psicanalista e sócia da empresa, Danielle Quintanilha Merhi, acredita na contribuição da parceria com os ideais da Utz.

“O Programa DHI da Fucape é algo que considero de extrema relevância, isso porque ele tem um olhar diferenciado e atualizado para o preparo dos jovens no mercado de trabalho. No nosso caso, que somos parceiros no tema de Empresas Familiares, vejo que há uma contribuição não somente para os Fucapeanos, mas também para os seus familiares e seus negócios, já que os temas abordados ampliam a visão da família empresária e traz alternativas práticas para contribuir para a longevidade dos seus negócios. É muito bom ver uma instituição de ensino com essa preocupação de preparar seus alunos e estender as ações de capacitação para familiares, comunidade e sociedade no geral. Temos muito orgulho em contribuir para essa iniciativa tão relevante”, declarou Danielle.

Além de todas essas ações, a equipe do DHI também assessora os alunos na inserção ao mercado de trabalho, por meio do Programa Gestão de Carreiras, uma frente do DHI. Neste projeto os alunos são orientados para a carreira que buscam, e para a qual se prepararam durante toda a graduação, além de aprenderem a elaborar um currículo atrativo e a relacionarem-se com o mercado, servindo também de ponte direta com as empresas, com as quais o Gestão de Carreiras tem parceria e assessora para o recrutamento e seleção.

Texto:

Ana Carolina Pereira Carvalho – Supervisora de Desenvolvimento Humano Integral da FUCAPE

Ana Rosa Boueri – Supervisão de Projetos da Graduação 

 

guilherme

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn