Notícias e Eventos


FUCAPE: 20 anos de história e inovação

Publicação: 30/03/2020

Em 2020, a Instituição completa duas décadas e marca o ano com grandes novidades

Em 28 de março de 2000, a FUCAPE Business School foi fundada com um propósito: tornar-se uma grande escola de negócios inovadora. Toda comunidade acadêmica se dedica, incansavelmente, na formação de grandes profissionais que lutam no campo da pesquisa científica e no mercado de trabalho.

Quatro palavras destacam-se na trajetória desta história: dedicação, ousadia, persistência e inovação.

A FUCAPE não seguiu padrões, foi ousada. Seguindo a lógica inversa da maioria das Instituições de Ensino Superior (IES), implantou primeiramente o Programa de Mestrado em Ciências Contábeis, que culminou em um dos maiores diferenciais da instituição. Posteriormente, implementou os cursos de MBA e, em seguida, o curso de Graduação Contador Global, este inédito no Brasil e formulado de acordo com as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além de oferecer cursos da graduação ao doutorado, e ser reconhecida em premiações nacionais e internacionais. A FUCAPE consolidou-se como a maior e a primeira escola de negócios de padrão internacional do Espírito Santo e que, há uma década, está entre as 10 melhores IES do Brasil.

Para o cofundador e diretor-presidente da FUCAPE, Valcemiro Nossa, falar da trajetória da instituição é algo prazeroso, como ele mesmo destaca.

“Há 20 anos era apenas uma ideia que eu e Aridelmo planejamos enquanto alunos do doutorado na USP. Tínhamos sonhos, um projeto inovador, mas faltava dinheiro. Acho que a grande lição aprendida é a de que quando se tem uma ideia inovadora e se constrói um projeto sólido, os meios de se executar sempre são viabilizados. Agora vamos olhar para frente com novos projetos inovadores, como o HUB. A FUCAPE faz parte da minha história de vida. E curto muito isso”, disse o diretor-presidente.

Diretor-presidente da FUCAPE, Valcemiro Nossa
Diretor-presidente da FUCAPE, Valcemiro Nossa

Segundo Nossa, desde o início procuraram estruturar todo o projeto com base em princípios sólidos e com ética, de modo que alcançassem a excelência em termos de resultados na área de educação em negócios.

“Ao olhar para traz e ver vários subprojetos desenvolvidos e os excelentes resultados alcançados, nos dá sempre gás para tentar avançarmos ainda mais em termos de novos projetos inovadores. Quer coisa melhor em poder dizer: a FUCAPE é uma das 10 melhores IES do Brasil, o curso de Economia é o 1º lugar no Brasil, tem o único Programa de Mestrado Profissional em Ciências Contábeis com Nota 5 na CAPES e o único Doutorado Profissional em Ciências Contábeis aprovado no Brasil”, explicou o diretor-presidente, Valcemiro Nossa.

O professor, doutor em Contabilidade e Controladoria, e, também, cofundudador da FUCAPE, Aridelmo Teixeira, compartilha do mesmo sentimento e orgulho dessa trajetória. Aridelmo em suas palestras de empreendedorismo, sempre reforça o olhar visionário e empreendedor que foi a construção da FUCAPE.

Cofundador da FUCAPE, Prof. Dr. Aridelmo Teixeira
Cofundador da FUCAPE, Prof. Dr. Aridelmo Teixeira 

Os fundadores relembram outras conquistas, como a revista científica na área de negócios classificada internacionalmente (Brazilian Business Review – BBR); o Prêmio Excelência Acadêmica, que premia os talentos acadêmicos no Brasil em valores anuais em torno de R$ 220.000,00; é uma escola de negócios de padrão internacional que atua em mais de 15 Estados do Brasil; possui o  FUCAPE 120% Sustentável, premiado nacionalmente em 1º lugar pelo Benchmark Brasil  e com menção honrosa na ONU.

Lançamentos em 2020

 Para marcar o ano em que completa 20 anos de fundação, a FUCAPE inova mais uma vez e lança dois grandes projetos: o HUB FUCAPE e o FUCAPE Finance Lab + Valor. Além deles, a instituição lançou, no mês de março, o novo site, totalmente repaginado e modernizado.

HUB FUCAPE

É um espaço cocriativo para o pleno aproveitamento da sinergia entre conhecimento acadêmico de excelência e práticas renomadas de mercado. Em essência, o hub tem a missão de promover a fusão do mercado disruptivo com a academia de qualidade, incubando, acelerando e financiando startups ou praticando coworking ativo em projetos de empresas já maduras.

FUCAPE Finance Lab + Valor

É o primeiro laboratório de finanças em uma Instituição de Ensino Superior (IES) com terminal Bloomberg do Espírito Santo. O espaço contará com informações sobre ativos negociados em bolsas do mundo todo, em tempo real, 24 horas por dia. O Lab dedica-se à formação de gestores de fundos de investimentos e à disseminação da cultura de educação financeira à comunidade.

No dia 21 de fevereiro deste ano, a FUCAPE consolidou a parceira com a Valor Investimentos, empresa credenciada pela XP Investimentos, que patrocinará o laboratório de finanças e subsidiará o terminal Bloomberg à Fucape.

Daniel Alencastre 
Comunicação FUCAPE