Notícias e Eventos


FUCAPE: 20 anos de história e inovação

Publicação: 30/03/2020

Em 2020, a Instituição completa duas décadas e marca o ano com grandes novidades

Fundada em 28 de março de 2000, a FUCAPE Business School nasce com um propósito: tornar-se uma inovadora e reconhecida escola de negócios e promover a formação de pessoas no Estado do Espírito Santo, até então, excluído do cenário acadêmico nacional. Após 20 anos, a Fucape orgulha-se de ter se tornado uma referência nacional e ser reconhecida por sua excelência.

Inicialmente, a Fucape pôde contar com grandes nomes do cenário nacional em seu quadro, como o prof. Dr. Elizeu Martins, Prof. Dr. Nelson Carvalho e o Prof. Dr. Iran Siqueira Lima, todos da USP, que muito contribuíram com as primeiras aulas do mestrado.

Essa história começou a ser escrita há 20 anos por dois doutorandos da USP, Aridelmo Teixeira e Valcemiro Nossa, então alunos do doutorado em Controladoria e Contabilidade, e que hoje orgulham-se do caminho percorrido e do lugar de destaque que a instituição alcançou.

Quatro palavras destacam-se na trajetória desta história: dedicação, ousadia, persistência e inovação. A FUCAPE não seguiu padrões, foi ousada. Seguindo a lógica inversa da maioria das Instituições de Ensino Superior (IES), implantou primeiramente o Programa de Mestrado em Ciências Contábeis, que culminou em um dos maiores diferenciais da instituição. Posteriormente, implementou os cursos de MBA e, em seguida, o curso de Graduação Contador Global, este inédito no Brasil e formulado de acordo com as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) e na sequência Administração e Economia.

Nesse percurso, dezenas de pessoas foram formadas (hoje da graduação ao doutorado) nos três cursos na área de negócios, com um ensino de excelência e, com isso, os que por aqui passaram contribuem para o crescimento do Estado do Espírito Santo, bem como do Brasil.

Além de oferecer cursos da graduação ao doutorado, e ser reconhecida em premiações nacionais e internacionais, a FUCAPE consolidou-se como a maior e a primeira escola de negócios de padrão internacional do Espírito Santo e que, desde 2010, está entre as 10 melhores IES do Brasil.

Para o cofundador e diretor-presidente da FUCAPE, Valcemiro Nossa, falar da trajetória da instituição é algo prazeroso, como ele mesmo destaca. “Há 20 anos era apenas uma ideia que eu e Aridelmo planejamos enquanto alunos do doutorado na USP. Tínhamos sonhos, um projeto inovador, mas faltava dinheiro. Acho que a grande lição aprendida é a de que quando se tem uma ideia inovadora e se constrói um projeto sólido, os meios de se executar sempre são viabilizados. Agora vamos olhar para frente com novos projetos inovadores, como o HUB de Inovação. A FUCAPE faz parte da minha história de vida. E curto muito isso”, disse o diretor-presidente.

Diretor-presidente da FUCAPE, Valcemiro Nossa
Diretor-presidente da FUCAPE, Valcemiro Nossa

Segundo Nossa, desde o início procuraram estruturar todo o projeto com base em princípios sólidos e ética, de modo que alcançassem a excelência em termos de resultados na área de educação em negócios.

“Ao olhar para traz e ver vários subprojetos desenvolvidos, e os excelentes resultados alcançados, renovamos sempre o gás para tentar avançarmos ainda mais em termos de novos projetos inovadores. Quer coisa melhor em poder dizer: a FUCAPE é uma das 10 melhores IES do Brasil, o curso de Economia é o 1º lugar no Brasil, tem o único Programa de Mestrado Profissional em Ciências Contábeis com Nota 5 na CAPES e o único Doutorado Profissional em Ciências Contábeis aprovado no Brasil?!”, explicou o diretor-presidente, Valcemiro Nossa.

O professor, doutor em Contabilidade e Controladoria, e também cofundador da FUCAPE, Aridelmo Teixeira, compartilha do mesmo sentimento e orgulho dessa trajetória. Aridelmo, em suas palestras de empreendedorismo, sempre reforça o olhar visionário e empreendedor que foi a construção da FUCAPE.

Diante da necessidade de sair de Vitória para estudar, caminho percorrido por muitos de sua geração, constatou o potencial não aproveitado de Vitória: “A cidade tinha potencial econômico, um bom ambiente para as empresas, mas não possuía instituições para preparar os profissionais”, diz Teixeira.

Cofundador da FUCAPE, Prof. Dr. Aridelmo Teixeira
Cofundador da FUCAPE, Prof. Dr. Aridelmo Teixeira 

Os fundadores relembram outras conquistas, como a revista científica na área de negócios classificada internacionalmente (Brazilian Business Review – BBR); o Prêmio Excelência Acadêmica, que premia os talentos acadêmicos no Brasil em valores anuais em torno de R$ 220.000,00; ser uma escola de negócios de padrão internacional que atua em mais de 15 Estados do Brasil; possuir o FUCAPE 120% Sustentável, premiado nacionalmente em 1º lugar pelo Benchmark Brasil, no Estado obter 1º lugar no Prêmio Ecologia e com menção honrosa na ONU.

Lançamentos em 2020

Para marcar o ano em que completa 20 anos de fundação, a FUCAPE inova mais uma vez e lança dois grandes projetos: o HUB FUCAPE e o FUCAPE Finance Lab + Valor. Além deles, a instituição lançou, no mês de março, o novo site totalmente repaginado e modernizado.

HUB FUCAPE

É um espaço cocriativo para o pleno aproveitamento da sinergia entre conhecimento acadêmico de excelência e práticas renomadas de mercado. Em essência, o Hub tem a missão de promover a fusão do mercado disruptivo com a academia de qualidade, incubando, acelerando e financiando startups ou praticando coworking ativo em projetos de empresas já maduras. Para Aridelmo Teixeira, com essa iniciativa, a Fucape une a excelência no ensino com a possibilidade de aplicação prática em um mesmo ambiente. “Nosso entendimento é o de que a profissão do futuro é o empreendedorismo”.

Sem Título 3

FUCAPE Finance Lab + Valor

É o primeiro laboratório de finanças em uma Instituição de Ensino Superior (IES) com terminal Bloomberg do Espírito Santo. O espaço contará com informações sobre ativos negociados em bolsas do mundo todo, em tempo real, 24 horas por dia. O Lab dedica-se à formação de gestores de fundos de investimentos e à disseminação da cultura de educação financeira à comunidade.

Comunicação FUCAPE