Dissertação de Fucapeano é a vencedora do Prêmio Febraban de Economia Bancária 2022

WhatsApp Image 2022 12 20 at 13.46.34 - Fucape Business School
O Fucapeano, Taylon Simões, recebeu o prêmio das mãos do Economista-Chefe da Febraban, Rubens Sardenberg (esquerda), e do Presidente da Anpec, Luciano Nakabashi (direita). Foto: Arquivo pessoal.

A dissertação de Mestrado do Fucapeano, Taylon Simões, ganhou o Prêmio Febraban de Economia Bancária 2022. Com o tema “Diversidade de Gênero nos Conselhos de Administração e Desempenho das Instituições Financeiras Brasileiras: Análise Sob a Perspectiva dos Conflitos Intragrupo”, o trabalho ficou em primeiro lugar na “Categoria Especial C: Artigos acadêmicos – ESG no setor financeiro”.  

Segundo o Fucapeano, o trabalho buscou verificar se a participação de mulheres tanto na presidência, quanto no conselho, impacta no desempenho das empresas brasileiras do setor financeiro. Também foi observado o relacionamento dos grupos e a interferência da presença de mais ou menos mulheres nesse contexto. A dissertação tem coautoria da Prof.ª Dr.ª Nádia Cardoso e do Prof. Dr. Edvan Soares e orientação da Prof.ª Dr.ª Neyla Tardin.  

Sempre tive apoio dos meus orientadores que foram, na qualificação, Neyla, na defesa, Nádia e Edvan. Eu acredito que sem os três ali isso não iria acontecer. Cada um contribuiu com o desenvolvimento do meu trabalho, me deram feedbacks e abriram minha mente sobre o que eu poderia fazer. Ter duas mulheres como a Nádia e a Neyla, e o Edvan que também vem de um grupo de minoria, me auxiliando em um trabalho que fala sobre diversidade e as mulheres é muito importante”, afirma Taylon.  

A motivação para a escolha do tema veio do histórico do mestrando com trabalhos em projetos sociais e causas relacionadas à diversidade.  

“Falar sobre diversidade e trabalhar com governança corporativa são coisas que eu gosto muito. Já fiz um intercâmbio social no Peru em uma ONG que atendia meninas vítimas de abuso sexual e rejeitadas pelas famílias, e eu percebi que meu papel ali era ouvir elas e tentar ajudar da melhor forma”, relata.  

Taylon recebeu o prêmio pessoalmente das mãos dos representantes da Febraban no último dia 8 de dezembro, durante o 50º Encontro Anual da Anpec, em Fortaleza, Ceará. Para o professor Edvan, o prêmio é essencial, não só pelo reconhecimento, mas por ser tratar de uma discussão necessária.  

“As mulheres têm tido pouco espaço no mercado e sido subjugadas há muito tempo. Quando um tema desses ganha visibilidade, notamos que a ciência está fazendo avanços para melhoria de situações inaceitáveis como essa. Ainda há muito o que se estudar, muito o que se contribuir e muito o que se avançar na luta contra a discriminação de gênero no mercado”, ressalta.  

O Fucapeano garante que pretende levar a pesquisa adiante e que não irá parar por aqui. A esperança é que o estudo possa gerar mudanças reais nas empresas.  

“Quero tentar a publicação em uma revista internacional, aprimorar esse trabalho e continuar estudando. O sentimento agora é de pertencimento, orgulho e saber que estamos seguindo um caminho certo. Tendo a teoria em mãos, podemos colocar isso em prática, melhorar questões nas empresas e sugerir algo para o futuro. Estou muito feliz com isso”, declara.  

Divulgação pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)

A dissertação do Fucapeano e a versão do artigo apresentada no Congresso da Associação de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont) foram divulgados no Portal do Conhecimento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC)

Para acessar o material na íntegra, basta o leitor fazer o cadastro no Portal do Conhecimento. 

Clique aqui para acessar a dissertação

Clique aqui para acessar o artigo.  

Patrícia Meireles

Comunicação Fucape

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Skip to content