Entre os dias 21 de março e 06 de abril, aconteceu na Fucape o Workshop Linguagem, Comportamento e Cultura, uma iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento Humano Integral (DHI), voltada para alunos da Graduação.
Durante seis encontros, os Fucapeanos de diferentes cursos puderam contar com o suporte de uma equipe multidisciplinar para desenvolver e aprimorar diversas habilidades essenciais para o crescimento pessoal e profissional, como a relação entre comunicação e comportamento, linguagem no ambiente corporativo, oratória persuasiva, apresentação de pitch e muitos outros.
Sob coordenação da Gerente de Desenvolvimento Humano Integral da Fucape, Ana Carolina Carvalho, e da Analista Administrativa do Área de Apoio Pedagógico e Assessoria Documental, Ana Rosa Boueri, o workshop contou com convidados como o Prof. Dr. Bruno Felix, a Prof.ª Dr.ª Lara Sepulchri, o Head de Inovação e Integração do Hub Fucape, Jacson Tiola, empreendedores das Startups do HUB e da Altíssia Plataforma de Idiomas.
“O meu desejo em construir o workshop para estudantes advém da necessidade em aperfeiçoar habilidades das quais a linguagem se faz instrumento, sendo a comunicação escrita e oral, a arte de negociação, a apresentação de projetos e o relacionamento com o mercado de trabalho. Convidei Ana Rosa, formada em Letras, e ela topou o desafio em desenvolver essa capacitação. Por meio do curso, nossos alunos aprendem sobre a linguagem e seus efeitos nocomportamento humano de maneira multidisciplinar, estudando conteúdos das especialidades das letras, psicanálise, filosofia, oratória, bem como sobre pluralidade cultural, regionalismos e internacionalização. Vamos de Bechara, Rocha Lima à Freud e Lacan! Também temos participações especiais de professores e profissionais de mercado. A cada ano, aperfeiçoamos o trabalho e pretendemos oferecê-lo mais vezes”, afirma Ana Carolina.
Os encontros tiveram as temáticas:
Encontro 1: Introdução sobre a linguagem e psiquê: efeitos na comunicação e no comportamento.
Encontro 2: Gramática e interpretação dos fenômenos da linguagem em ambiente corporativo.
Encontro 3: Oratória Persuasiva
Encontro 4: A importância da fala e da escrita no mundo corporativo
Encontro 5: Cultura e Internacionalização: desafios da comunicação e adaptação
Encontro 6: Comunicação no ambiente corporativo e de inovação: apresentação de pitch
“Receber o convite da Ana Carolina e poder participar da construção do Workshop foi uma enorme alegria, pois pude aplicar meus conhecimentos da área de Letras de modo a auxiliar os alunos no entendimento do quão rica e poderosa é a nossa língua, direcionando-os para uma reflexão do uso da linguagem como um diferencial no desenvolvimento de suas carreiras”, ressalta Ana Rosa.
Além de aprender mais sobre questões básicas, como gramática, os alunos também puderam colocar os conhecimentos em prática, apresentar e preparar um pitch no último encontro do workshop. Os estudantes foram avaliados por uma banca que incluía o Head de Inovação do Hub Fucape, Jacson Tiola. As Fucapeanas Andressa de Moura, Maria Clara Callegari e Ana Carolina Pereira foram algumas das que mais se destacaram no desafio.
Confira os depoimentos de alguns Fucapeanos que viveram essa experiência!
Andressa de Moura, Direito
“Foi uma experiência muito importante, principalmente por causa do meu curso, precisamos falar muito e trabalhar essa questão da oratória. O Prof. Bruno Felix ensinou muitas técnicas que vão agregar ao meu currículo de advogada”.
Maria Clara Callegari, Direito
“A comunicação é algo muito importante na minha vida, tanto que é o motivo pelo qual eu escolhi o direito. O direito é uma área que você tem que dialogar e resolver conflitos o tempo todo, mas com toda certeza a pressão de preparar algo para apresentar em um curto espaço de tempo é algo que me incomoda. A agilidade de criar uma apresentação (pitch) foi algo essencial que aprendemos aqui dentro”.
Ana Carolina Pereira, Economia
“Foi muito produtivo para todo mundo, nós percebemos a evolução muito rápida de todo mundo com dicas que nos deram. Pessoalmente, agregou muito na minha fala, no meu comportamento quando vou me expressar, isso ajuda não só em apresentação de trabalhos ou em uma entrevista de emprego, mas na forma que nos expressamos no cotidiano. Foi muito importante também a parte gramatical que a Ana Rosa nos ensinou, nos deu dicas sobre correção de escrita. A proposta do pitch também foi sensacional e nos tirou da nossa zona de conforto”.
João Pedro Coutinho, Economia
“Eu sempre tive muita dificuldade de me comunicar e me expressar e me ajudou muito. Tanto na parte escrita, quanto na oratória que foi um ponto muito forte, que era algo que eu precisava desenvolver. A palestra do Prof. Bruno Felix me trouxe muitos conhecimentos novos”.