EnglishPortugueseSpanish

Conheça o primeiro pós-doc da FUCAPE

Adonai José Lacruz é o primeiro pesquisador a participar do Programa de Estágio de Pós-doutorado da FUCAPE. O processo de pós-doc de Lacruz teve duração de, aproximadamente, um ano. Ele iniciou em novembro de 2018 e finalizou neste ano, no mês de outubro.

 

Lacruz é professor efetivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), doutor em Administração e, agora, pós-doc pela FUCAPE. Ainda, atuou por quase sete anos como superintendente executivo do Instituto Terra.

 

“Eu terminei o doutorado em 2017. Em seguida, houve uma abertura do edital do CNPq em relação a bolsa de pós-doutorado. Convidei o professor Valcemiro, verifiquei se ele tinha interesse na minha pesquisa, por causa do alinhamento dele pelo Terceiro Setor. Ele se interessou. A gente submeteu o projeto, foi aceito e iniciei o estágio no pós-doc”, disse Lacruz.

 

O professor do Ifes explicou que o pós-doutorado permite ao pesquisador ganhar maturidade em relação ao processo de pesquisa. Para isso, ele tem um supervisor mais experiente na área, que no caso dele foi o diretor-presidente da FUCAPE e doutor em Controladoria e Contabilidade, Valcemiro Nossa.  

 

“Minha intensão era ganhar bagagem em relação a esse processo de pesquisa. Fazer na FUCAPE fez todo o sentido, é uma instituição muito focada em pesquisa, de altíssimo nível”, expressou o professor do Ifes. 

 

Primeiro pós-doc da FUCAPE

 

“Quando o Valcemiro me falou, eu fiquei surpreso. A responsabilidade aumenta à medida em que eu for passar a colocar o nome da FUCAPE no meu currículo e nas minhas produções. Eu saio carregando um know-how muito grande”, revelou Lacruz.

 

O diretor-presidente da Instituição, Valcemiro Nossa, explicou que o processo de pós-doc funciona da seguinte maneira: o interessado em realizar o programa, deve ter a titulação de doutor, e buscar uma instituição de interesse para desenvolver uma pesquisa junto a um especialista. É um período de estágio e pesquisa que pode durar seis meses, um ou dois anos.

 

“Eu acho que a experiência com Adonai na FUCAPE foi importante, no sentido de entender o processo e ver quais são os pontos de melhoria para os próximos e futuros pós-doutorandos. Nas próximas ocasiões, poderemos integrar mais os alunos de mestrado e doutorado com eles”, falou Valcemiro.

 

Comunicação Fucape

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Artigos Relacionados

ESPÍRITO SANTO
Avenida Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, Vitória – ES, CEP: 29.075-505
Rio de Janeiro
R. da Assembleia, 100, 3º andar – Centro Rio de Janeiro /RJ – CEP: 20011-904
BRASÍLIA
Pátio Brasil Shopping – Asa Sul, Brasília – DF, 70740-610
MINAS GERAIS
Rua Leopoldina, 607 A, Santo Antônio, Belo Horizonte/MG – CEP: 30330-230
MARANHÃO
Av. dos Holandeses, 1166-1184 – São Marcos, São Luís – MA, 65071-380

Fucape Pesquisa e Ensino SA – 06.105.333/0001-61 | Fucape Fundação de Pesquisa e Ensino – 03.812.374/0001-08 | Instituto Fucape de Tecnologias Sociais – 20.317.623/0001-08

Skip to content