CFO do Ano: Flávia Rapozo recebe o Prêmio Equilibrista 2023

flavia rapozo - Fucape Business School
Professora Doutora e CFO da Extrafruti S/A, Flávia Rapozo, recebendo o prêmio equilibrista. Foto: Arquivo pessoal

A professora da Fucape Business School, Dra. Flávia Rapozo, foi honrada com o Prêmio Equilibrista 2023, na nova categoria CFO do Ano, por sua atuação na empresa Extrafruti S/A Comércio de Hortifrutigranjeiros.

O prestigiado prêmio, promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-ES), é realizado anualmente, a fim de reconhecer o trabalho de executivos e empresários que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo.

A premiação é uma conquista pessoal para Flávia. De origem humilde, ela construiu seu caminho educacional na Fucape e desenvolveu sua trajetória no mundo dos negócios como diretora financeira.

Flávia expressou sua satisfação em representar a evolução das mulheres no cenário executivo, reconhecendo a raridade dessa conquista para o sexo feminino.

Quando questionada em relação as novas atitudes implementadas desde que assumiu o cargo de CFO em 2020, ela avalia: “Por mais que eu seja de uma diretoria financeira, reconheço que tudo começa pelas pessoas, e como sou de uma diretoria administrativa-financeira, a parte de RH também fica em minha gestão”.

Flávia ainda pontua: “Muitas das ações que realizamos na empresa, que acabaram impactando em lucro, foram para cuidar de pessoas, com programas de acolhimento, aprimorando também a questão da controladoria”.

A professora e CFO abordou os desafios enfrentados, como a contratação e retenção de funcionários qualificados, salientando a relevância do perfil comportamental dos candidatos.

Em um cenário de diversas gerações trabalhando simultaneamente e com a influência da tecnologia nos negócios, ela destacou a necessidade de ajustar processos para minimizar a dependência de mão de obra operacional.

Para o próximo ano, Flávia revelou seus planos de expansão para a Extrafruti, visando ampliar a participação no mercado e diversificar as fontes de receita para reduzir custos fixos. Além disso, ela pretende intensificar o uso de tecnologia para incorporar as últimas inovações do mercado.

Malu Carletti Gardioli

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn