A mesa redonda “Inovação no Agrobusiness” no Business Tech, da Fucape Business School, reuniu especialistas para discutir o impacto das novas tecnologias no setor. O debate contou com a participação de Enio Bergoli, Secretário de Agricultura do Espírito Santo, Valdicimar Mattusoch, da Agridrones, e Marcelino Bellardt, da Nater Coop, sendo mediado por Felipe Sesana Moreira, da 4 Fronteiras Holding.
O bate-papo iniciou com o papel da inovação na otimização de processos agrícolas, desde o uso de drones para monitoramento de lavouras até a implementação de tecnologias sustentáveis que otimizam a produtividade e reduzem o impacto ambiental. Com a troca de experiências foi possível conhecer a cadeia produtiva do agro capixaba, que favorece a alta produtividade de alimentos como mamão, pimenta-do-reino e soja.
Durante o debate, a produção e a exportação de café no Espírito Santo foi um dos principais temas. O Secretário de Agricultura destacou a importância de observar pequenos detalhes na colheita, como o número de hastes, que influenciam diretamente a qualidade do produto. Ele ressaltou que a adoção de tecnologias garante maior precisão e fortalece a competitividade do Estado no mercado global de café, com os produtos capixabas alcançando 130 países.
Mattusoch e Bellardt contribuíram com insights enriquecedores e dados atualizados do agro que enfatizaram a eficiência que tem sido aplicada para impulsionar o setor. Mattusoch ressaltou o uso de drones, desde a facilitação no manejo até a redução de desperdícios. Bellardt, por sua vez, trouxe informações sobre a aplicação de técnicas avançadas na gestão cooperativista, que têm melhorado a sustentabilidade nas fazendas.
O Business Tech segue com mesas redondas, palestras, hackathon, pitch e outras atividades até sexta-feira, dia 11.