Aluno da FUCAPE publica artigo em periódico internacional de classificação A1

Victornoticia

O aluno Victor Rangel, 24 anos, do curso de graduação em Economia da FUCAPE, publicou um artigo no Journal Applied Economics Letters, com classificação A1, no mês de novembro. 

“É muito gratificante e motivador saber que uma ideia, se boa e bem executada, pode contribuir para avançar um pouco o conhecimento da área, sem necessariamente precisar de títulos formais para isso”, disse o aluno orgulhoso da conquista.

Segundo Rangel, o processo de produção e a ideia do artigo começaram após uma leitura do livro “Why Information Grows”, de Cesar Hidalgo. O jovem fez um esboço do assunto e, posteriormente, apresentou para o Prof. Dr. Fernando Barros, que também contou com o auxílio do Prof. Dr. Luiz Brotherhood.

O desempenho e esforço do aluno foram reconhecidos pela coordenação da FUCAPE, que elogia o estudante pela dedicação com os estudos.

“Victor tem um potencial enorme, e tem uma excelente capacidade analítica, buscando ser autodidata em linguagens de programação. É um orgulho termos um aluno como ele na Fucape, e desejamos sucesso na jornada dele, seja qual for o caminho profissional que ele desejar percorrer”, explicou a coordenadora de Graduação, Profª. Drª. Neyla Tardin.

Artigo

O artigo, que está em fase final de editoração e em breve estará disponível para acesso, une dois campos de pesquisa: governança corporativa e complexidade econômica dos países. A proposta é indicar a implementação das práticas de governança por parte das empresas, no nível microeconômico, e como podem influenciar na sofisticação da estrutura produtiva do país, num nível macroeconômico.

O trabalho contou com três autores, o estudante Victor Rangel; o Prof. Dr. Fernando Antônio de Barros Junior (ex-professor da FUCAPE e atual professor na FEARP-USP) e o Prof. Dr. Luiz Brotherhood, pós-doutorando na Universidade de Barcelona.

Applied Economics Letters

Publicações em periódicos com classificação estrato Qualis A1, é uma conquista muito importante na carreira de um pesquisador, professor ou aluno. Essa classificação é feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e expressa a qualidade dos artigos produzidos em uma revista cientifica.

Além disso, o Qualis é utilizado para gerar indicadores de produtividade intelectual dos programas de pesquisas institucionais. No caso, o Qualis A1 corresponde a 100 pontos, ou seja, a pontuação máxima de qualidade atestada pela CAPES.  O Fucapeano Victor Rangel teve o êxito em período internacional.

Dicas para estudantes

Para jovens alunos que almejam uma publicação em A1, o aluno de Economia compartilhou algumas dicas.

“Fundamentos são importantes, mas sejam curiosos e procurem outras leituras enriquecedoras, para além do que é passado na sala de aula. Por exemplo, títulos como Why Nations Fail, The Great Scape, Narrative Economics, “Institution, Instutitional Change and Economic Performance, entre vários outros, trazem ideias e discussões atuais que contribuem para a construção de uma visão mais holística do funcionamento da sociedade”, acrescentou.

De acordo com o aluno, em relação ao processo de ter ideias de pesquisa, ele sugere pensar na interseção dos temas e criar conexões entre as áreas.

“Propor e discutir ideias com pessoas mais experientes é importante. Não use as críticas como ‘decreto de fracasso’ da sua ideia, mas sim use-as para aprimorar seu modo de pensar”, concluiu.

Daniel Alencastre
Comunicação FUCAPE

guilherme

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn