O Doutorado Acadêmico em Ciências Contábeis e Administração da Fucape é o programa que forma profissionais para atuar na docência, pesquisa e gestão de organizações públicas e privadas. A modalidade oferece formação de alto nível, contribuindo para aprofundamento do conhecimento científico e desenvolvimento de pesquisas voltadas às áreas de negócio.
O programa chamou atenção da aluna Júlia Cavalcante e do aluno Leonardo Brioschi, que os levou a atuar na área de Estratégia e Inovação da Bradesco Asset.
Sob gestão dos profs. Bruno Funchal (CEO da Bradesco Asset) e Fernando Galdi (Superintendente de Estratégia e Inovação), a área busca incentivar a pesquisa acadêmica e suas aplicações no mercado, recrutando jovens talentos para compor o time. Esta foi a oportunidade que incentivou a aluna Júlia Cavalcante: “Seguir o caminho da academia era impensável para mim antes de ingressar na graduação da FUCAPE. Quando estava no segundo período, tive a oportunidade de participar do projeto de iniciação científica na instituição [Fucape]. A partir dessa experiência, a ideia de seguir na academia parecia fazer sentido no meu desejo de entender com mais profundidade as dinâmicas de mercado”.
O setor de estratégia e inovação da Bradesco Asset busca combinar as necessidades da instituição com soluções desenvolvidas pela academia. A relação torna-se benéfica para ambas, uma vez que aproxima a academia da realidade do mercado e gera o desenvolvimento de pesquisas que contribuem para a evolução do mercado: “Acredito que estar em uma organização que vive o dia a dia do mercado permite ter uma visão mais realista dos principais desafios enfrentados pelo mercado financeiro. Estar nesse ambiente contribui para ampliar as possibilidades de desenvolver pesquisas”, completa Júlia.
A experiência também é vivida pelo Fucapeano, Leonardo Brioschi, que enxerga a atuação na Bradesco Asset como uma oportunidade para ajudar o crescimento de outros setores do mercado: “No setor de Estratégia e Inovação acabamos dividindo nosso tempo entre participar do processo de melhoria das outras áreas, e então com esses cenários trabalhar com tópicos mais recentes e embasados na literatura acadêmica. Tentamos sempre nortear as propostas com fundamentos acadêmicos”, relata.