O programa de Doutorado e Mestrado Acadêmico da Fucape Business School acaba de se tornar o primeiro da área de negócios do Espírito Santo, e um dos poucos do país, a atingir nota 6 na avaliação da CAPES. A qualificação de excelência foi anunciada nesta segunda-feira (19), durante live sobre os resultados da Avaliação Quadrienal 2017-2020, que divulgou as notas finais de mais de 4 mil programas de pós-graduação do país. O programa envolve os cursos de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração e Mestrado Acadêmico em Administração e Contabilidade.
A primeira rodada de avaliações da CAPES classifica os cursos com nota entre 1 e 5. Os cursos que atingem a nota 5, podem passar por uma segunda avaliação para obter nota 6 ou 7, alcançando esse patamar apenas cursos de características excepcionais. O feito inédito consolida a missão da Fucape em formar profissionais com alto nível de capacidade em análise e reflexão para atuar na docência, na pesquisa e na gestão de organizações públicas e privadas brasileiras.
“Essa avaliação incorpora todas as variáveis ligadas ao curso, referentes à qualidade dos docentes, produção científica dos docentes e alunos, qualidade das dissertações e teses desenvolvidas, nível de publicações em revistas qualificadas, o nível de impacto social que o programa gera e também toda a estrutura desse programa, além do nível de internacionalização”, explica do Diretor-presidente da Fucape, Valcemiro Nossa.
Internacionalização
Com um forte nível de internacionalização, o programa preencheu diversos requisitos da avaliação e apresenta características como:
- Acordos de cooperação com 11 universidades internacionais que viabilizaram intercâmbios de professores e alunos;
- Participação de professores em 12 eventos internacionais e 7 participações de alunos em evento internacional;
- 6 professores estrangeiros como visitantes no programa;
- Internacionalização da estrutura curricular (3 disciplinas em língua estrangeira);
- 20% das dissertações e todas as teses redigidas em língua inglesa;
- Dois convênios que preveem a dupla titulação com universidades internacionais, entre outros.
“O programa se destacou por sua liderança e reconhecimento no cenário nacional, em especial no âmbito da pesquisa e da produção intelectual, além de ter demonstrado impacto da produção intelectual e padrão de atuação internacional diferenciado”, afirma o Coordenador do Doutorado Acadêmico da Fucape, Prof.Dr. Danilo Monte-Mor, baseado no Parecer de Avaliação do órgão.
Valcemiro ressalta os benefícios de ter cursos tão bem avaliados pela CAPES no estado.
“Isso traz reconhecimento e visibilidade. São pouquíssimos programas com nota 6 no Brasil e isso facilitará a viabilização de recursos para novas pesquisas, além de bolsas para alunos. É um diferencial em relação a outros cursos”, pontua.