Evento promovido pela Fucape e a ESA OAB/ES, colocou em pauta os impactos da reforma do Código Civil. Com participação do relator-geral Flávio Tartuce, o encontro debateu os desafios da legislação civil frente à evolução social

Qual a importância da reforma do código civil para a sociedade? A Fucape Business School, em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Espírito Santo (ESA OAB/ES), reuniu civilistas, advogados e estudantes de direito, para debater este tema, durante o evento “Contratos na Reforma do Código Civil”.
Para trazer profundidade na abordagem, o evento contou com a presença do relator-geral da Reforma do Código Civil, Flávio Tartuce, que abriu sua participação destacando a importância do direito contratual, um dos pilares do direito civil.
“O direito contratual gera negócios e faz o país crescer. É um prazer estar na Fucape, uma faculdade que tem compromisso com essa missão e contribui com a formação de profissionais desta área”, pontua Flávio Tartuce.
Durante a palestra, o relator explicou que a reforma é necessária para que o código civil deixe de ser intervencionista. “O problema é que o nosso código civil não é rico em matéria de soluções. Ou seja, não resolve problemas. Foi isso que me motivo a propor a reforma”, afirmou.
Diálogo entre teoria, prática e inovação
Aprofundando o debate de alto nível, o segundo momento do evento foi marcado pela mesa redonda, composta por Flávio Tartuce, pela professora Patrícia Calmon, pelo diretor da ESA nacional, Rodrigo Mazzei e pela coordenadora de direito privado da ESA OAB/ES, Brígida Passamani.
A mesa trouxe um panorama geral sobre a reforma do código civil, abordando conhecimentos técnicos relacionados a temas que impactam a sociedade, como o direito digital. A importância da regulamentação dos contratos trabalhistas virtuais e das big techs, que ocupam grande espaço no nosso dia a dia, também fizeram parte do debate.
Os integrantes da mesa, fizeram um alerta relacionado a notícia falsas. “É preciso ler e estudar. As pessoas criticam e elogiam a reforma sem ler os textos, por isso acreditam em conteúdos que não condizem com a realidade”, explica Rodrigo Mazzei.
Vivência acadêmica com foco no mercado
A conexão entre academia e a ESA OAB/ES, cumpre um papel fundamental de conectar alunos com um mercado tão diverso quanto o da advocacia.
“Iniciativas como essa, aliam o conhecimento teórico que os alunos recebem em sala de aula, com a vivência prática da advocacia. A união desses dois pontos, formam uma jornada de muito sucesso”, destaca a coordenadora de direito privado da ESA OAB/ES, Brígida Passamani.
Para os alunos da Fucape, ter a oportunidade de participar do evento, contribuiu ativamente para a formação profissional. “É muito enriquecedor estar em um evento que o palestrante é estudado por nós, alunos, em sala de aula. Fico muito feliz de a Fucape proporcionar experiências como essa, que são grandes oportunidades de networking”, afirma o aluno, Gylian Dantas.
Tudo isso reforça o compromisso da Fucape em formar profissionais preparados para exercerem elevados cargos técnicos de assessoramento ou direção no ambiente empresarial. “O curso de Direito da Fucape, além de conectar os alunos com as áreas de atuação profissional e os negócios, também promove experiências importantes como essa”, explica a aluna, Luísa Girelli.