Os 6C´s da Comunicação Assertiva e a sua importância para os negócios foi o tema desdobrado pela especialista em neurocomunicação e desenvolvimento humano, Thiara Palmieri

A comunicação assertiva atrelada ao sucesso dos negócios e a oratória como uma importante ferramenta para passar autoridade, foram os assuntos debatidos na última edição do Fucape Convida. Para explorar este tema, recebemos a especialista em neurocomunicação e desenvolvimento humano, Thiara Palmieri.
A oratória está diretamente ligada a imagem que construímos, por isso a palestrante trouxe o exemplo do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. “Você pode até não entender o que é dito, mas ele passa autoridade através da oratória, é um ótimo orador”, destacou Thiara.
Ao longo da palestra “Os 6C´s da Comunicação Assertiva”, a especialista desdobrou todas as seis frentes que envolvem a comunicação eficaz. Confira a seguir:
- Coragem: O primeiro pilar apresentado por ela foi a coragem. Para trazer um entendimento prático, Thiara promoveu a dinâmica “Quem é você?”, estimulando o público a se apresentar para o colega ao lado, dizendo nome, profissão e rede social.
- Confiança: A importância da confiança para apresentar clareza nos objetivos, utilizando as qualidades individuais ao enfrentar obstáculos também foi destacada. “Parte da comunicação também é dita através do corpo. A expressão corporal diz ao que viemos e isso é confiança”, explicou.
- Coerência: Estar confortável e pronto para encontrar novas oportunidades é essencial para manter a coerência na sua comunicação. Uma dica valiosa deixada por Thiara é olhar nos olhos ao se comunicar, desta forma é possível passar firmeza.
- Clareza: A clareza no momento de se comunicar é fundamental para ser assertivo na hora de falar do seu negócio. “É importante não guardar o que julgar ser necessário, durante uma reunião ou conversa. Mais que isso, ter clareza ao se comunicar nos negócios é entender suas necessidades”, pontuou.
- Curiosidade: Ao demonstrar curiosidade e interesse, é possível conhecer mais do outro, aplicando isso nos negócios, é possível se aproximar mais do cliente. “Manter uma escuta ativa e a curiosidade, são habilidades que não deveríamos perder, pois é uma forma de estabelecer conexões”, afirmou.
- Carisma: Para criar conexões é preciso se dispor ao outro, por isso é preciso fomentar o carisma em si mesmo. “Carisma de verdade é a capacidade de gerar conexão autêntica”, ressaltou.
Aliando vivência e ciência, durante todo o evento, Thiara Palmieri apresentou estratégias para uma resolução criativa dos problemas e para a organização do pensamento. Temas essenciais para aprimorar o relacionamento interpessoal.
Fucape Convida
Estimulando o desenvolvimento dos negócios e promovendo networking de qualidade, o Fucape Convida é uma série de encontros exclusivos que traz profissionais renomados para discutirem temas de desenvolvimento pessoal e profissional. A última edição aconteceu na última terça-feira (17), na Fucape Business School.