Uma civilização sustenta-se e perpetua-se a partir do conhecimento. A educação é caminho de libertação e irrompe barreiras socioeconômicas e psíquicas. Sem ensino, ciência e experiência, as coisas não são construídas, aprimoradas ou vivenciadas de forma diferente. Uma sociedade ignorante fica à mercê de quem quer que a assuma e nenhum vento será favorável.
No contexto do ensino, teoria e prática são indissociáveis e elementares para a produção do conhecimento, de modo a compreender os fenômenos sociais e alcançar soluções. Nisso, as instituições de ensino buscam adaptações e reformulações dos modelos de aprendizagem para acompanhar a volatilidade e velocidade tecnológica, bem como mudanças globais em torno dos temas ambiental, diversidade e inclusão, qualidade de vida, produção de riqueza e saúde mental.
Muitos modelos de educação articulados às regionalidades e especificidades culturais, trazem a experimentação e a simulação de realidades para aprendizagem do estudante. Outras buscam educar por meio de resoluções de problemas ou por projetos. Além disso, incrementam a aprendizagem com disciplinas e atividades de desenvolvimento socioemocional e responsabilidade cívica.
No ensino superior, na Fucape, o Núcleo de Desenvolvimento Humano Integral (DHI) prepara o aluno considerando a constituição humana e psíquica que influenciarão na aprendizagem e no alcance dos objetivos profissionais. Com enfoque em trabalhabilidade, o DHI assessora o aluno desde o início do curso, na preparação para carreira e nas competências transferíveis para atuação. Desenvolvemos aspectos socioemocionais, promovemos o autoconhecimento, a liderança e o relacionamento direto com o mercado.
O jovem precisa obter massa crítica para desenvolver o raciocínio analítico, lógico – competência muito requisitada pelo mercado. Contudo, não o fará sem a leitura, sem o estudo, sem conhecer os pilares do conhecimento que vão da filosofia, a matemática, a literatura, até a tecnologia. Para tanto, é preciso ler. Assim que se sedimenta um pouco de conhecimento, mescla-se com a vida prática, com os desafios do trabalho. É preciso caminhar junto, estudo e experimentação para se enfrentar problemas complexos, para avançar!
Ana Carolina Carvalho
Gestora do Núcleo do Desenvolvimento Humano Integral