Os professores Valcemiro Nossa, Fernando Galdi, João Eudes e Aziz Beiruth estiveram entre os painelistas do Congresso.
O 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) foi aberto no domingo (8), em Balneário Camboriú/SC e vai até o dia 11 de setembro. A presença da Fucape Business School ocorre por meio de painéis, conduzidos pelo diretor-presidente Valcemiro Nossa e pelos professores Aziz Beiruth, Fernando Caio Galdi e João Eudes, e do estande projetado para proporcionar conhecimento e networking com o público em geral e todos os fucapeanos presentes.
Na segunda-feira (9), o professor Aziz Beiruth conduziu o painel “Fusões e Aquisições: Contabilidade e Tributação”, trazendo sua expertise para discutir as diretrizes básicas que uma empresa deve se preocupar antes de iniciar esses processos. “Envolve contabilidade, finanças, M&A, tudo o que deve ser negociado e os principais pontos que a organização deve abordar. Antes, é necessário ajustar toda a parte contábil, fazer um Valuation e ficar atento aos aspectos tributários. É interessante mencionar esse conjunto com as disciplinas que nós temos de Mestrado e Doutorado acerca de finanças, avaliações corporativas e linha tributária”, avalia.
Em seguida, o professor Fernando Caio Galdi e o coordenador técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), Rogério Mota, apresentaram o painel sobre o padrão global de informações contábeis, a IFRS (International Financial Reporting Standards). Os participantes puderam compreender a temática “IFRS: o que esperar nos próximos anos?”. Fernando Galdi destacou as duas principais mudanças que os contadores devem estar atentos, o IFRS 18 e o OCPC 10.
“A IFRS 18 é uma norma recente, mas muito relevante, dado o impacto que terá nas demonstrações contábeis primárias, especialmente a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE). Por sua vez, a OCPC 10 está em fase de finalização e possui um destaque importante por tratar sobre os créditos de carbono e o Brasil é um país com um potencial enorme de captação de créditos, além de formar um mercado que equilibra as emissões de carbono e a temperatura do planeta”, resume.
Como um momento exclusivo de networking e troca de ideias, os fucapeanos, professores e egressos participaram da ‘Conversa ao Vinho’, no estande da Fucape.
Na terça-feira (10), o painel “Desafios da Controladoria na Era Digital” teve a mediação de Valcemiro Nossa, onde serão discutidos os impactos da transformação digital nas práticas de controladoria e como os profissionais da área podem se adaptar às novas demandas tecnológicas.
O professor João Eudes apresentou o artigo tecnológico “Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle – (SIAFIC): Proposta de Diretrizes a serem observadas para Implantação”, que foi desenvolvido com a doutoranda Elisangela Fernandes.
Já a partir das 16h30, o diretor-presidente da Fucape esteve presente no estande da instituição para autógrafos do livro Negócio Se Aprende na Escola, oferecendo também aos participantes a oportunidade de discutir temas ligados à educação e empreendedorismo.
Também estiveram presentes no CBC, o diretor administrativo-financeiro, Everson Mercês, a coordenadora de pós-graduação Silvania Neris, o coordenador do curso de Ciência de Dados Para Negócios Octávio Locatelli e os gestores Amanda dos Santos, Fabrício Bravim e Dara Eller.
O evento
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências. Nesta edição, são esperados cerca de 7 mil participantes de todas as regiões brasileiras.
A Caminhada da Cidadania abriu o primeiro dia do Congresso. De acordo com a organização, 4 mil pessoas participaram da atividade, na Praia Central, localizada no centro do município.
Ao todo, o Congresso conta com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
Fonte: 21° CBC: Caminhada da Cidadania abre as atividades do Congresso
21º CBC: Maior evento de Contabilidade da América Latina está aberto