Método que avalia eficiência do Judiciário é tema de seminário – CNJ/ FUCAPE

A aplicação do método de Análise Envoltória de Dados (DEA – do inglês Data Envelopment Analysis), na avaliação da eficiência técnica de unidades produtivas, estará em debate nos Seminários de Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias, que o Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove na quarta-feira (20/10), às 17h. Com o tema “Indicadores de Eficiência no Poder Judiciário”, o evento, que será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube, reunirá os painelistas Thális Brito de Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e Amudsen da Silveira Bonifácio, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM) e terá Luciana Luktai Yeung, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e Caio Castelhiano de Vasconcelos, diretor de Gestão Estratégica na Advocacia-Geral da União (AGU), como debatedores.

Painelistas

Thális Brito de Oliveira produziu a dissertação “Uma medida de eficiência dos estados brasileiros na redução da criminalidade, utilizando Data Envelopment Analysis”. Apresentado no Programa de Mestrado em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas da Faculdade Ietec de Belo Horizonte, o estudo analisa as variáveis que contribuem para o aumento ou redução de crimes contra a vida e o patrimônio e compara a eficiência das unidades da federação no combate a estes crimes.

A pesquisa de Amudsen da Silveira Bonifácio, “A eficiência do Poder Judiciário e o crescimento econômico”, avalia se o nível de eficiência judiciária nos tribunais de justiça tem relação com o crescimento econômico, dimensionado nas variáveis PIB per capita, quantidade de empresas, renda média, gastos do governo e encargos especiais. O trabalho foi desenvolvimento para o Programa de Administração de Empresas/FUCAPE Business School/FUCAPE – Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças.

Para ler a notícia completa, clique aqui

guilherme

Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn